Grávida pode viajar de avião?

Tirar umas férias durante a gravidez pode ser uma coisa ótima, desde que tenha alguns cuidados. A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar, então eis a questão, uma grávida pode viajar de avião?
Publicado em Viagem dia 6/04/2020 por Alan Corrêa

Tirar umas férias durante a gravidez pode ser uma coisa ótima, desde que tenha alguns cuidados. A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar, então eis a questão, uma grávida pode viajar de avião?

Sim, uma grávida pode viajar de avião, assim como também ir de carro ou trem. Mas a primeira coisa a se fazer é consultar o médico, além de se informar-se sobre as regras da companhia aérea. É preciso fazer exames para saber sobre as condições de saúde da gestante, pois se constar problemas como diabetes, pressão alta, anemia falciforme, sangramento vaginal, entre outros, não é permitido viajar.

Respondendo as dúvidas

É importante a consulta com o médico antes para buscar orientações específicas, como por exemplo, sobre as vacinas. Dependendo do destino da viagem será necessário tomar uma vacina antes. No caso, áreas onde se tem índice de malária ou outras doenças tropicais predominam, não são indicado para mulheres grávidas.

Outro ponto importante que se deve saber antes de ir viajar é o tempo de gestação. O melhor é fazer as férias no segundo trimestre da gravidez, pois é nesse período que as mulheres se sentem mais confortáveis, justamente por já ter passado aqueles sintomas iniciais mais chato, como náuseas ou tonturas.

A primeira coisa a se fazer é consultar o médico
A primeira coisa a se fazer é consultar o médico

Já, a partir da 28ª semana, é preciso apresentar atestado médico para ser autorizado a viagem. E a partir da 36ª semana, poderá ser necessário apresentar o formulário MEDIF para a companhia aérea. O MEDIF é um documento atestando que o PNAE (Passageiro com Necessidade de Atendimento Especial) está apto para viajar de avião. Passando da 39ª semana de gestação o embarque já não é mais permitido. A regra de tempo de gestação também vale para depois do nascimento, mãe e bebê só podem viajar a partir do 8º dia.

A altitude também é um fator que se deve levar em conta, em altitudes acima dos 2000 metros o teor de oxigênio no ar é tão baixo que o fornecimento ao bebê pode ser prejudicado.

Confira dicas para uma viagem tranquila

Tanto em viagens de avião, carro ou trem é preciso evitar os longos percursos, pois deve-se levar em conta, o baixo teor de oxigénio do ar respirável no avião, o aumento da exposição à radiação cósmica e ficar sentado durante muito tempo, com a possibilidade de desenvolver trombose. Para evitar a trombose procure comprar meias de viagem numa loja de produtos clínicos, beba muita água, chá ou sucos de fruta, use roupas folgadas e sapatos confortáveis, impulsione a circulação sanguínea com exercícios, como girando os pés e procure sempre esticar as pernas.

Em viagens de carro prenda o cinto de segurança em todo o abdômen, coloque-o entre o tórax e o abdômen.

Tanto em viagens de avião, carro ou trem é preciso evitar os longos percursos
Tanto em viagens de avião, carro ou trem é preciso evitar os longos percursos

Além do tempo de viagem é preciso evitar uma mudança drástica de clima, pois isso pode colocar pressão sobre seu corpo. Em locais muitos quentes a dica é reservar um quarto com ar condicionado. Seja para onde for o destino é importante ter os cuidados médicos e as condições de higiene certos. Por isso, descanse bem e faça uma refeição leve antes do embarque, evitando alimentos que causem mal-estar, assim como não fique muito tempo sem se alimentar, procure levar frutas, bolachas integrais e barras de cereal.

Vale lembrar que mulher grávida tem atendimento prioritário no check-in, no despacho da bagagem, na inspeção de segurança e no embarque.

*Com informações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas.