Nesta sexta-feira (4), foi publicado no Diário Oficial o comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) sobre a realização de um concurso público para o preenchimento de 814 vagas em diversas áreas. Até o dia 25 de setembro, 17 unidades de pesquisa e a administração central do MCTI lançarão os editais com todas as informações detalhadas para os interessados.
As vagas oferecidas serão distribuídas em três categorias: pesquisadores, tecnologistas e analistas em Ciência & Tecnologia. A medida tem o objetivo de fortalecer o corpo de profissionais que atuam na área de pesquisa e inovação do país.
O documento publicado altera as portarias que estabelecem as diretrizes, normas e procedimentos para a realização dos concursos públicos. Ao todo, serão criados 253 cargos de pesquisador da carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 265 cargos de tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico e 158 cargos de analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de Gestão Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia. Além disso, haverá 100 vagas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia.
As unidades de pesquisa que receberão os novos profissionais são renomadas instituições, incluindo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), entre outros.
A administração central do MCTI, localizada em Brasília, também oferecerá 100 vagas para nível superior. Os interessados devem ficar atentos aos editais que serão divulgados até a data limite para inscrição.
Esse concurso representa uma oportunidade valiosa para profissionais interessados em contribuir com o avanço da Ciência e Tecnologia no Brasil, bem como para o fortalecimento de importantes instituições de pesquisa do país. Fique atento aos prazos e requisitos para não perder essa chance única de fazer parte do desenvolvimento científico do Brasil.
*Com informações da Agência Brasil.