Com uma preocupação cada vez maior com o futuro do meio-ambiente, o engajamento de grandes corporações com causas ambientais se faz uma estratégia de suma importância tanto para ajudar a combater os gravíssimos problemas ambientais que sofremos como também para melhorar a imagem da marca perante seu público.
Seguindo este modelo, a montadora americana Ford está realizando uma ação pra lá de interessante ao reciclar garrafas pet e transformar as mesmas nos tapetes de seu SUV Ecosport.
A história da Ford é muito mais antiga no ramo da reciclagem do que pensamos. Essas ideias surgiram na marca há maia de 20 anos atrás no sedan Mondeo, que começou a receber plástico reciclado em alguns de seus componentes.
Anos depois em 2012, a empresa lançou o SUV Ecosport para o mercado global em (já estava por aqui bem antes de tudo). Com o lançamento do veículo, surgiu a ideia de voltar a utilizar o plástico reciclável (que já tinha feito sucesso no Mondeo), porém dessa vez fazendo com que, de maneira até então nunca vista antes, o plástico se tornasse o carpete do veículo.
Para tomar a iniciativa de realizar a reciclagem das garrafas e criar os tapetes reciclados, a Ford analisou uma série de dados sobre o descarte das garrafas que, facilmente, conseguem assustar as pessoas com muita facilidade.
Em cada minuto no mundo, um milhão de garrafas pet são vendidas, o que resulta em 1.4 bilhões de garrafas por dia e 526 bilhões de garrafas por ano que são descartadas na maioria das vezes nos rios e oceanos. Vale lembrar que o plástico leva em média 400 anos para se decompor, fazendo com que o mesmo permaneça poluindo os mares por 4 séculos.
Desde o lançamento do Ecosport em 2012, a Ford reciclou cerca de 650 milhões de garrafas plásticas. Com o novo projeto dos tapetes, a expectativa é que esse número chegue a 1,2 bilhões de garrafas recicladas por ano. Por mais que possa parecer pouco perante o total, já é uma tamanha ajuda que a Ford vem dando em prol do meio-ambiente.
Você deve estar se perguntando agora mesmo: Como é possível transformar garrafas pet em tapetes de carro? Fique tranquilo pois agora iremos lhe explicar!
Primeiramente a Ford destrói o a garrafa em vários blocos, incluindo a corpo e a tampa. Logo após, esses flocos são derretidos a um calor de 260 ºC e depois transformados em fibras da grossura de um fio de cabelo e, após juntar todos, se forma o material que o tapete é confeccionado.