A junção de um veículo SUV com a motorização elétrica nos dias atuais é um sinônimo de modernidade, posicionamento de mercado e aderência a tudo que é mais procurado e moderno no mundo dos carros
A Ford por sua vez decidiu causar um alvoroço ao anunciar um novo Mustang, mas não da maneira esportiva que estamos acostumados a ver, e sim um… SUV elétrico? A primeira vista pode parecer uma grande loucura, mas o projeto é extremamente empolgante e tem um futuro sensacional pela frente.
A intenção da Ford em lançar um Mustang em forma de SUV coupe e elétrico (chamado de Mach-E) não é a de migrar os consumidores dos clássicos muscle cars V8 para um SUV não poluente. A ideia da marca é justamente alcançar um novo público além do convencional do Mustang, mas tudo tem uma explicação…
O modelo de SUV elétrico que vem dominando o mercado americano nos últimos anos é o Tesla Model X que dispensa apresentações. Por mais que seja um carro extremamente fantástico com tecnologia e beleza de sobra, os salgados 85 mil dólares iniciais acabam assustando alguns novos consumidores.
Pois bem, para isso, o Mustang Mach-E vem com um preço inicial de 43 mil dólares e máximo de 61 mil. Claramente o Mustang SUV não terá o mesmo requinte do Tesla, mas com a chegada do Mach-E, os 20 mil dólares que separam a versão de topo da Ford para a básica da marca de Elon Musk se tornam quase injustificáveis.
É uma característica de qualquer Mustang ter um design extremamente diferenciado e chamar atenção por qualquer lugar que passe. E não pense que apenas por ser um SUV com o Mach-E seria diferente.
O visual do Mach-E lembra o de um Mustang convencional em dois aspectos: No símbolo e nas lanternas traseiras que remetem as do modelo cupê. Do resto, as linhas são completamente renovadas e esportivas que, juntando com o caimento do teto na coluna C, deixa o carro com um folego de modernidade, esportividade e sofisticação simultaneamente.
O interior do Mustang Mach-E está recheado de tecnologias extremamente interessantes para veículos dessa faixa de preço.
Por dentro, o Mustang Mach-E se assemelha (até demais) aos modelos da Tesla, com uma grande tela central de 15,5 polegadas comandando tudo sobre o carro e com poucos botões físicos presentes. Os únicos botões ainda visíveis são os da manopla de câmbio rotatório (igual o do Fusion), os botões dos faróis, dos vidros elétricos e para dar a partida no carro. Um painel completamente digital também faz presença no interior do veículo.
Também merece destaque o porta-malas dianteiro do Mustang Mach-E que, de acordo com a própria Ford, pode ser usado como uma espécie de caixa térmica para armazenar alimentos, podendo eles serem tanto quentes quanto congelados.
Muito além do design, um Mustang de verdade é reconhecido no mundo inteiro por sua potência. Independente de usar a carroceria de um SUV ou ter motor elétrico, a eterna adrenalina de dirigir um Mustang ainda está presente no novo integrante da família.
Na versão de entrada, o modelo é oferecido com um motor de 255 cv de potência e um 0-100 em excelentes seis segundos. Achou pouco? A versão GT do Mustang Mach-E vem com dois motores que geram 465 cv e faz um 0-100 em incríveis 3 segundos. Um número realmente espantoso!
Gostou da ideia de ter um Mustang SUV e elétrico na sua garagem? Para adquirir o veículo ainda vai ser preciso esperar um bom tempo.
Isso se deve porque o Mach-E já está esgotado na linha 2021e, para chegar ao Brasil então, não deve se ter nem previsão. Um fato curioso é que mais de um quarto das reservas foram feitas na Califórnia (estado aonde a Tesla reina) e que 30% dos clientes escolheram a versão GT (topo de linha).
Sem sombra de dúvidas o Mustang Mach-E irá chegar para ajudar a propagar a eletrificação dos carros nos EUA, que ainda são reféns da Tesla e seus preços altíssimos. Um SUV elétrico mais em conta era o que faltava para impulsionar as vendas deste tipo de veículo, e foi a Ford que decidiu dar esse grande passo.