Na quarta-feira (28), Flamengo e Internacional cumpriram suas missões e garantiram suas vagas nas oitavas de final da Copa Libertadores. Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG e Athletico-PR também já haviam assegurado presença nessa fase da principal competição de clubes do continente.
A única equipe brasileira a ficar de fora foi o Corinthians, que, mesmo vencendo o Liverpool (Uruguai) por 3 a 0, agora seguirá para a Copa Sul-Americana.
Jogando diante de mais de 62 mil torcedores, o Flamengo não teve dificuldades contra o Aucas (Equador) e aplicou uma goleada de 4 a 0 no Estádio do Maracanã. Com o resultado, o Flamengo chegou a 11 pontos, assegurando a classificação como segundo colocado do Grupo A, que foi liderado pelo Racing (Argentina).
Na partida transmitida ao vivo pela Rádio Nacional, a equipe comandada pelo argentino Jorge Sampaoli deixou claro desde os primeiros movimentos no Maracanã que estava determinada a vencer com tranquilidade. O placar foi aberto aos 8 minutos, quando Wesley fez uma boa jogada e finalizou, mas Galíndez defendeu. No rebote, Arrascaeta aproveitou a oportunidade e chutou para o gol, e a bola sobrou limpa para Pedro, que não desperdiçou. O segundo gol saiu aos 29 minutos, em uma cobrança de escanteio de Arrascaeta. Léo Pereira se livrou da marcação e marcou de cabeça.
A superioridade do Flamengo era evidente e eles chegaram ao terceiro gol ainda no primeiro tempo. Após uma boa tabela com Wesley, Everton Ribeiro dominou a bola dentro da área e tocou sutilmente para Bruno Henrique, que dominou com a direita e finalizou com precisão de perna esquerda aos 41 minutos.
O ímpeto ofensivo da equipe da Gávea não diminuiu no segundo tempo. Assim, logo aos 8 minutos, saiu o quarto gol. Arrascaeta iniciou um contra-ataque com um passe para Bruno Henrique, que passou para Pedro, que por sua vez serviu Victor Hugo, que finalizou forte para fechar o placar.
O Internacional foi o outro clube brasileiro a garantir vaga nas oitavas de final, ao vencer o Independiente Medellín por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Os gols de Maurício e Luiz Adriano (dois) garantiram a primeira posição do Internacional no Grupo B, com 12 pontos. Já para os colombianos, o resultado significou a ida para a Copa Sul-Americana.