A mais recente adição à série “Prancing Horse’s One-Off” (edição única do cavalo empinado), o Ferrari SP51, foi revelado e se junta ao grupo mais exclusivo na gama de Maranello: carros únicos e absolutamente personalizados criados de acordo com as especificações de um cliente, tornando-os o ponto mais alto da personalização da Ferrari.
Projetado pelo Centro de Estilo Ferrari liderado por Flavio Manzoni, o SP51 é um conversível de V12 dianteiro baseado na plataforma 812 GTS, da qual herda sua configuração, chassi e motor. À primeira vista, a característica mais marcante do novo carro deslumbrante é a sua total ausência de teto, tornando-o um autêntico roadster em todos os aspectos, acentuando tanto o seu caráter esportivo quanto sua capacidade de cativar visual e emocionalmente.
Não é surpreendente que a aerodinâmica do SP51 tenha exigido um acabamento minucioso em um processo que envolveu simulações CFD, túnel de vento e testes dinâmicos para garantir não apenas o máximo de conforto na cabine, mas também o mesmo padrão de conforto acústico e sensação de vento que o carro que o inspirou.
O estilo do SP51 é poderoso e harmônico, graças às suas superfícies musculosas e fluidas. Suas formas são modernas, sinuosas e sensuais ao mesmo tempo, em grande parte devido ao amplo uso de fibra de carbono nua tanto no exterior quanto na cabine. O acabamento do capô é particularmente impressionante, pois quadra dinamicamente as duas tomadas de ar.
Outra das características mais fascinantes do SP51 é sua nova pintura três camadas Rosso Passionale – a cor foi desenvolvida especificamente para o carro e lhe dá um caráter elegante e imponente que também exala autoridade. Essa impressão é ainda mais reforçada pela livraria azul e branca inspirada em um lendário Ferrari 410 S de 1955, que não apenas percorre todo o comprimento do carro, mas também é mencionada no interior.
Na frente, faróis especialmente projetados dão ao SP51 uma identidade própria e instantaneamente reconhecível. Também dignos de nota são as rodas, que são específicas para o carro e têm perfis de asa de fibra de carbono em cada uma das raias, que também possuem um acabamento sofisticado de corte a diamante ton-sur-ton na seção voltada para a frente.
A traseira do carro é dominada por um tema arqueado, com os faróis traseiros inseridos abaixo do spoiler. Imediatamente atrás da cabine, há duas asas que são visualmente suavizadas por duas entradas de ar profundas de fibra de carbono. Entre esses dois elementos, estende-se uma asa transversal de fibra de carbono, cujo perfil se dobra sobre as asas. O efeito resultante é vagamente semelhante a um carro tipo Targa, na qual a ponte voadora esconde elegantemente o arco anti-rolagem, um tributo à solução adotada nos protótipos esportivos da Ferrari dos anos 60.
Dito isso, o ponto mais alto do processo minucioso de afiação, no qual o cliente esteve envolvido em cada etapa, tem de ser a cabine, onde novos patamares vertiginosos de artesanato e criatividade foram alcançados. A personalização gira em torno de duas ideias inteligentes: a decisão de usar a mesma cor Rosso Passionale, personalizada para a cor externa, como a cor principal para o revestimento de Alcantara®, e a ideia eficaz de estender a decoração externa longitudinal na cabine. Sua faixa branca e azul, na verdade, aparece tanto no túnel central quanto na fachada entre os dois assentos na parede divisória, bem como na costura do volante, criando uma sensação de continuidade ininterrupta entre a exterior e o interior, na qual a arquitetura roadster do carro desempenhou um papel vital.
Quando se fala em exclusividade tem gente que se acha importante por ter uma vaga especial no estacionamento da empresa, mas privilegiado mesmo é o comprador dessa Ferrari.
Baseada no modelo 812 GTS, Ferrari SP51 foi produzida para atender ao pedido de um bilionário de Taiwan, ou seja, esse super carro foi feito para atender a um pedido hiperexclusivo feita sob encomenda.