A Ferrari lançou as impressionantes Ferrari SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider, inaugurando uma nova linha de versões customizadas que podem ser utilizadas tanto nas pistas quanto nas ruas. Esses modelos são os primeiros da família “XX” adaptados para o ambiente urbano.
A dupla foi revelada no circuito de Fiorano, na Itália, nesta semana. Os veículos possuem visual, aerodinâmica, mecânica e motor aprimorados para proporcionar uma experiência ainda mais emocionante ao motorista, sem deixar de atender aos requisitos legais para homologação no uso nas ruas.
Diferentemente da versão convencional, os motores V8, que equiparão as 599 unidades da SF90 XX Spider e as 799 unidades da SF90 XX Stradale que serão comercializadas, receberam ajustes de software para gerar mais potência. Além disso, os três motores elétricos também foram otimizados, com um ganho de 12 cv, resultando em impressionantes 1.030 cv – 30 cv a mais do que a versão convencional.
O motor biturbo de 4.0 litros, com oito cilindros em “V”, agora entrega um total de 797 cv (17 cv a mais do que antes), enquanto os motores elétricos contribuem com os 233 cv restantes. O torque total anunciado para esses modelos é de impressionantes 82 kgf.m. O câmbio, um dupla embreagem de oito marchas, é o mesmo das configurações “normais” do SF90 híbrido, porém com ajustes para melhorar o som das trocas de marcha nas versões XX.
Com essa configuração, ambos os modelos aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos – 0,2 segundos mais rápidos do que os modelos originais. No modo elétrico, ambos têm autonomia de até 25 quilômetros e velocidade máxima de 135 km/h.
Em termos de aerodinâmica, as versões XX se destacam. Um elemento significativo é o enorme aerofólio fixo instalado na traseira, capaz de gerar 530 quilos de downforce (pressão que mantém o carro colado ao chão) quando o veículo atinge a velocidade de 250 km/h. Além disso, foram feitos ajustes na posição do radiador, adicionados spoilers, tomadas de ar e outros elementos para melhorar o resfriamento do motor e a aerodinâmica. No interior, foram utilizadas peças mais leves e fibra de carbono em abundância.
De acordo com a Ferrari, as duas versões alcançam uma velocidade máxima de 320 km/h, o que é 40 km/h a menos do que as versões originais. No entanto, essa limitação foi imposta pela própria Ferrari.
No entanto, essa exclusiva experiência ao volante estará disponível apenas para poucos privilegiados, pois os modelos terão preços elevados. A SF90 XX Spider conversível custará 770 mil euros, enquanto a versão Stradale será comercializada por 850 mil euros (aproximadamente R$ 4 milhões e R$ 4,5 milhões, respectivamente, em conversão direta).
*Com informações da Ferrari.