Fazer download de VPN gratuito pode garantir mais segurança pra você

Fazer o download de um app de VPN pode garantir mais segurança no seu aparelho, ainda mais no seu celular. Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros.
Publicado em Tecnologia dia 10/07/2019 por Alan Corrêa

Fazer o download de um app de VPN pode garantir mais segurança no seu aparelho, ainda mais no seu celular.

Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros.

Fazer download de VPN gratuito

Para usuários de sistema Android, o Google Play garante uma enorme lista de aplicativos gratuitos de VPN.

Para quem usa iPhone, o App Store garante uma infinidade de recursos na sessão de “produtividade”, onde é possível encontrar várias boas opções de VPN.

VPN no celular

Atualmente, vivemos em nossos telefones e tablets, mais até do que em nossos computadores. Fazemos transações bancárias. Compramos. Conversamos. Pesquisamos. Quando fazemos tudo isso, enviamos informações pessoais através de uma rede e supomos que tudo seja seguro e privado. Talvez seja, talvez não. Você realmente quer arriscar suas informações bancárias ou do seu cartão de crédito?

O motivo número um para ter uma VPN móvel em seu Android ou iPhone é garantir que a sua conexão com a internet seja segura. Quantas vezes você entrou em uma cafeteria e se conectou na Wi-Fi gratuita com o seu telefone? Talvez o sinal do celular estava fraco ou você apenas não queria gastar os dados do seu plano móvel. O problema é que os pontos de Wi-Fi públicos não são seguros, nem mesmo aqueles que exigem que você digite uma senha. Se você tem a senha, qualquer outra pessoa pode ter. Isso significa que qualquer hacker com conhecimento pode acessar os dados enviados através dessa conexão, incluindo os seus. Instalar uma VPN segura em seu dispositivo móvel garante que as informações enviadas estejam seguras, não importa como você esteja conectado na internet.

Uma VPN móvel protege também sua privacidade contra bisbilhoteiros, como o seu provedor de internet, a Google e outros sites que rastreiam seus hábitos de navegação. Se você já usou o recurso “navegação privada” em seu navegador para poder comparar preços de voos, hotéis ou outros serviços sem ser rastreado, uma VPN seria exatamente o que você precisa. Com uma VPN móvel instalada, você sempre está no modo de navegação privada e ninguém mais saberá por onde você passou na internet.

Outro benefício de uma VPN móvel é a capacidade de aproveitar um acesso aberto e desbloqueado ao conteúdo. Se estiver trabalhando no exterior com seu iPhone ou Android, pode ser que não seja possível acessar sites de redes sociais, como Facebook e Instagram, ou acessar certos sites de notícias, devido a problemas de censura. Além disso, os serviços de vídeo por assinatura podem não estar acessíveis em todas as áreas. Às vezes, com uma VPN móvel, você pode contornar bloqueios de local selecionando um servidor nos EUA ou outro que corresponda à “sua casa”.

O que é uma VPN

Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Alguns desses protocolos que são normalmente aplicados em uma VPN estão: Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP), L2F, Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) e o IP Security Protocol (IPsec). Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras podem ser encontradas no mercado. Adverte-se os usuários para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs.

Para se configurar uma VPN, é preciso utilizar serviços de acesso remoto, tal como o Remote Access Service (RAS), encontrado no Microsoft Windows 2000 e em versões posteriores, ou o Secure Shell (SSH), encontrado nos sistemas GNU/Linux e outras variantes do Unix.

Quando uma rede quer enviar dados para a outra rede através da VPN, um protocolo, exemplo IPsec, faz o encapsulamento do quadro normal com o cabeçalho IP da rede local e adiciona o cabeçalho IP da Internet atribuída ao roteador, um cabeçalho AH (cabeçalho de autenticação) e o cabeçalho ESP (cabeçalho que provê integridade, autenticidade e criptografia à área de dados do pacote).

Quando esses dados encapsulados chegam à outra extremidade, é feito o desencapsulamento do IPsec e os dados são encaminhados ao referido destino da rede local.

*Com informações do Avast.