9 fatos da história do bairro de Candeias e município de Jaboatão dos Guararapes em Recife que você precisa saber

Turismo
4 meses atrás
9 fatos da história do bairro de Candeias e município de Jaboatão dos Guararapes em Recife que você precisa saber
Orla da Praia de Jaboatão dos Guararapes (foto: Rafa Tecchio - Wikimedia)

Piedade é um bairro do município de Jaboatão dos Guararapes, continuação da Praia de Boa Viagem é integrante da Regional 06 — praias, também é vizinha da capital pernambucana e parte da região metropolitana. A praia quem tem águas de coloração esverdeada (típica da região) e durante sua maré seca oferece piscinas naturais, como não é tão movimentada quanto praia de Boa Viagem, deixa a desejar em relação à limpeza na opinião de muitos visitantes.

Um pouquinho de opinião

É uma praia bem bonita, é preciso tomar muito cuidado quando a maré está alta por conta das pedras e corais que se formam nas partes mais rasas da praia. Na maré baixa essas pedras formam pequenas piscinas, bem legal para crianças. Para quem gosta de história, vale comentar que aqui aconteceram varias batalhas, como a expulsão dos holandeses, entre outros acontecimentos, fora isso, é realmente uma pra muito linda no visual mesmo, isso como ponto positivo. Infelizmente, como muito se fala, há pouco mesmo sobre conservação, é uma praia que não tem salva-vidas e deveria ter segundo moradores e visitantes. Também não é exatamente apropriada para banhistas. Conta com muitos pescadores e quase não há policiamento. Então, fica a dica de que a água do mar é linda, porém a praia é muito suja, sem policiamento adequado e perigosa por ataques de tubarão, poderia ter menos lixo e conscientização dos frequentadores em relação ao assunto!

Turistas, comercio local e orla

Uma das maiores da região, tornou-se conhecida por sua tranquilidade e clima agradável. Recebe um considerável número de visitantes em épocas de temporada. Eles gostam de curtir, e aproveitam para relaxar, e tem aqueles que tomam mesmo um refrescante banho de mar porque revigoram suas energias. Candeias oferece uma larga faixa de areia dourada e macia, suas águas são agitadas ganhando amantes de banho e praticantes de esportes náuticos, como kitesurf com suas boas ondas e águas transparentes. Repleta de coqueiros, vegetação e outras árvores, o lugar possui muitos prédios e até comércios por sua extensão da orla. Tem uma infraestrutura relativamente boa, afinal, não faltam restaurantes e servindo petiscos e bebidas. Na época do verão, férias e muito sol, os jovens aproveitam para jogar futebol e vôlei pela praia.

Onde tudo começou

Considerado o “berço da pátria”, o município de Jaboatão dos Guararapes foi palco de algumas das principais batalhas contra os invasores holandeses em Pernambuco, porém como suas belíssimas praias são irresistíveis, até se confunde se a visita é histórica ou para curtir uma boa vista. Não seja por isso que o local não mereça visitas detalhadas a alguns pontos históricos, principalmente onde as batalhas aconteceram, mas curtir história num campo digno de tanto renome é um privilégio na História do Brasil.

Lugar de História e de belas praias de Jaboatão dos Guararapes

Um lugar belo e com restinga, Mata Atlântica nativa, manguezais, a uma temperatura média anual de mais de 24 graus, com certeza teria praias que compõem a incrível beleza um município lindíssimo, tornando-se dos mais agradáveis do estado pernambucano. Lugar onde a atividade industrial é intensa o destaque é o maior PIB de Pernambuco com atenção ao mapa que ajuda em sua localização estratégica, entre o Porto de Suape e Recife.

Pertinho da Capital

Com somente 14 Km sentido capital, destacamos novamente suas belas praias que são reais destaques municipais. A dica é: dar uma chegadinha nos Montes Guararapes, que foi o cenário das batalhas contra os holandeses, e ja parar na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, de 1565, vale a pena conferir seus azulejos portugueses. É lá que acontece a anual Festa da Pitomba, durante o mês de abril. Os grupos de maracatu, cirandeiros e cordelistas animam e prestigiam ainda mais seus visitantes. Para os que curtem mesmo história local, vá ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes. É um município com ótima infraestrutura de pousadas, hotéis, bares e restaurantes, então sem pressa!

As praias de Jaboatão dos Guararapes

Barra da Jangada, Candeias e Piedade, como boa parte das praias, em sua extensão arrecifes aparecem durante a maré baixa formando piscinas naturais, mas é como boa parte da costa – normalmente sob as águas, pode-se dizer que os locais em que são visíveis são ainda mais valorizados.

  • Praia da Barra da Jangada

Com orla de apenas 400m de extensão, a Praia da Barra da Jangada fica bem na foz do Rio Jaboatão e, por isso, apresenta duas faces: uma voltada para o oceano e outra para a foz do rio. As areias finas e douradas têm trechos pequenos de vegetação rasteira e mar calmo, pouco profundas e morninhas, com bancos de areia que formam também ancoradouro natural para pequenas embarcações. Bem conservada e limpa, conta com alguns bares e restaurantes e ambulantes que garantem o conforto dos visitantes, além de passeios de barco muito legais.

  • Praia de Piedade

Com 4,5 Km, a Praia de Piedade é praticamente uma extensão da Praia da Boa Viagem e é a mais badalada do município. Os coqueirais fazem uma composição bonita e interessante com os jardins das casas luxuosas à beira-mar. Lá ficam bares, restaurantes e hotéis badalados, mas também a histórica Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

  • Praia de Candeias

Com 3 Km de extensão de areias fina e claras, a Praia de Candeias, assim como a de Piedade, também tem seus coqueiros que compõem com os jardins residenciais da orla de casas e grandes edifícios de luxo. O mar, levemente agitado e transparente, tem um largo trecho protegido por uma barreira de recifes, o que forma, também, um ancoradouro natural para embarcações pequenas, que ficam bem próximas à beira-mar. É uma excelente opção para passar o dia, com restaurantes e bares na orla e hotéis e pousadas bem pertinho.

Aprofundando na história

Era parte da praia de Candelária junto com a Praia de Boa Viagem e da Praia do Pina (Praia do Sport), em Recife e a Praia de Candeias, teve em 1648 sua Igreja de Nossa Senhora da Piedade fundada, o que deu origem ao bairro. Foi construída nas terras de Francico Gomes, até o século XVII a praia de Piedade se chamava praia de Francisco Gomes.

A Praia de Piedade é a praia mais movimentada de Jaboatão dos Guararapes, está entre Boa Viagem e Candeias, era junto com a Praia do Pina – conhecida como Praia da Candelária, o nome foi dado por em homenagem à antiga Igreja da Candelária que existia na Praia de Candeias, construída no final do século XVI e destruída na década de 1930 pelo avanço das marés. Somente recebeu esse nome depois de ser construída a Capela que deu origem à atual Igreja da Piedade.

Em frente ao mar, sua construção foi atribuída a Francisco Gomes Salgueiro, quem teria feito a promessa de que construiria uma igreja em suas terras caso escapasse de um naufrágio, cumprindo sua promessa, doando todo terreno da igreja aos frades carmelitas que deram início ao convento. A data da construção da igreja segundo seu túmulo é no ano de 1683. Era uma praia também era conhecida como Praia de Francisco Gomes.

Sobre seus limites

Havia um porto durante o período colonial que aportavam os navios negreiros, tornando-se conhecido por Venda Grande, atualmente alguns moradores ainda utilizam essa denominação. Até o final do século XIX, no local, não existia nada além de algumas casas de pescadores e uma densa vegetação de restinga. Abundante de cajueiros e mangabeiras, destacou-se na época em Venda Grande apenas uma casa, um local conhecido por Focinho de Boi.

Conheça o mapa da praia de Piedade e de Jaboatão dos Guararapes agora

Segue o mapa com a localização exata da praia. Confira abaixo:

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?