Estudo revela que pessoas mais velhas têm melhor capacidade de detectar fake news

Tio do Zap pode ser substituída pelo sobrinho: Estudo mostra que pessoas mais velhas têm maior capacidade de detectar notícias falsas.
Publicado em Tecnologia dia 3/07/2023 por Alan Corrêa

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge em parceria com Will Goff, dos Estados Unidos, sugere que a função da “tia do Zap” pode estar com os dias contados. De acordo com a pesquisa, pessoas mais velhas têm uma melhor capacidade de detectar notícias falsas do que as mais jovens. O estudo contou com a participação de aproximadamente 1.500 adultos, que foram expostos a 20 manchetes, sendo 10 falsas e 10 verdadeiras. Os participantes leram as manchetes em ordem aleatória.

Os resultados revelaram que apenas 11% das pessoas com idades entre 18 e 29 anos acertaram pelo menos 16 das 20 perguntas, enquanto 36% erraram mais de 10 perguntas relacionadas a manchetes falsas e verdadeiras. Por outro lado, na faixa etária acima de 65 anos, 36% acertaram 16 perguntas ou mais, ou seja, mais que o triplo do grupo mais jovem, e apenas 9% erraram 10 perguntas ou mais.

O método do estudo foi publicado em uma revista científica, o que valida cientificamente os resultados obtidos. Além disso, a pesquisa analisou como as pessoas se informam e descobriu que aquelas que tiveram um melhor desempenho no estudo costumam se informar por meio das mídias tradicionais, enquanto aqueles que erraram mais perguntas geralmente obtêm notícias por meio das redes sociais.

Portanto, tudo indica que a função da “tia do Zap” está sendo assumida pelas pessoas mais velhas da família, que têm uma melhor capacidade de identificar fake news. No entanto, o estudo ressaltou que a experiência de vida desempenha um papel importante na compreensão da veracidade das informações. Segundo o Instituto Data Cassius de Pesquisa, a geração mais nova, representada pela “sobrinha do Zap”, está propensa a assumir essa posição. No entanto, é importante destacar que há exceções, como a personagem A.B., que se informa de maneira cuidadosa e responsável.

Diante desses resultados, é fundamental que as pessoas não se informem de forma superficial. É importante buscar fontes confiáveis e sempre checar as informações antes de compartilhá-las, pois as fake news e a desinformação não trazem benefícios. Para se manter bem informado, uma opção é assistir programas de televisão confiáveis, como o Bandinhas TV, e sempre verificar a veracidade das informações antes de repassá-las.

*Com informações do UOL.