Trabalho
3 meses atrás

Entrevista de emprego: Currículo pronto para preencher é opção na busca por vagas de emprego

Entrevista de emprego: Currículo pronto para preencher é opção na busca por vagas de emprego

A procura por vagas de emprego de segunda à sexta, com VR e VT em uma empresa motivadora e que traga oportunidades para o funcionário como cursos grátis e planos de carreiras são o sonho de muitas pessoas, mas para conseguir uma oportunidade de trabalho, o primeiro passo é preparar um ótimo currículo atualizado e bem redigido.

Vagas de emprego

Existem muitas vagas de emprego disponíveis no Brasil, mesmo com a economia fraca e o país enfrentando uma crise, o que realmente falta no mercado são profissionais qualificados ou que saibam fazer seu marketing pessoal para se mostrarem como a melhor opção na hora da entrevista de emprego.

Currículo Perfeito para a entrevista de emprego

Claudia Santos, especialista em gestão estratégica de pessoas, separou algumas dicas para ajudar os postulantes a oportunidades no mercado de trabalho a montarem o currículo perfeito, confira:

Honestidade. É essencial que as informações do currículo sejam totalmente verdadeiras. Inventar cargos, cursos, experiências internacionais ou fluência em idiomas pode destruir a sua credibilidade no mercado de trabalho, já que as mentiras podem ser facilmente descobertas durante a entrevista ou a checagem das informações. Além disso, é possível que você tenha dificuldades para realizar as funções exigidas, caso seja contratado;

Objetividade. O currículo deve ir direto ao ponto e ter um objetivo definido, deixando claro qual o cargo desejado. Essa informação pode ser trocada de acordo com a empresa e a vaga para a qual se está candidatando. Não se alongue em informações pessoais e descreva brevemente a sua formação acadêmica e o trabalho realizado em suas experiências anteriores. Na hora de listar cursos e atividades extracurriculares, escolha os mais relevantes e que tenham a ver com a vaga pretendida. No caso de um iniciante, uma página é suficiente. Para os mais experientes, não há problema em utilizar três ou até quatro páginas;

Clareza e organização. O currículo precisa ser um documento claro, limpo e legível, sem fotos, ilustrações ou muitas cores. Os textos devem ser curtos e bem escritos, já que erros de português são fatais para qualquer empresa. A organização em itens também é essencial para facilitar a leitura;

Informações básicas. Dados como pretensão salarial, número de documentos, referências de empregos anteriores e informações de familiares são completamente desnecessários. É fundamental que o currículo se resuma a itens básicos, como objetivo, dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas, habilidades e cursos.

Habilidades. Evidencie seus talentos e qualificações profissionais, mas evite termos subjetivos, com adjetivos e elogios. Uma dica é destacar a importância das empresas que já trabalhou, destacando a área de atuação, o porte da empresa e seu valor de mercado. Além disso, experiências internacionais, cursos técnicos e trabalhos voluntários, por exemplo, são uma ótima forma de mostrar as suas qualidades e seu interesse em adquirir conhecimento.

Como montar o currículo

Para se destacar, é preciso apresentar um conteúdo atraente e de acordo com as necessidades das empresas nesse momento. Mas, neste viés, qual é o tipo de profissional que o mercado procura? E quais são as competências que devem ser pontuadas em pleno século 21? O diretor da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, Guilherme Maynard, aponta algumas habilidades necessárias na atualidade.

APTIDÃO EM TECNOLOGIA
Cada vez mais, a tecnologia está presente no dia a dia das empresas. Atualmente, as habilidades tecnológicas não são exigidas apenas dos profissionais dessa área. “Em todos os setores, saber lidar com ferramentas digitais será um diferencial que pode garantir a contratação”, afirma Maynard.

INGLÊS
Há tempos que falar inglês se tornou fundamental para quem deseja uma colocação no mercado de trabalho. “Hoje em dia, dominar a língua inglesa deixou de ser um diferencial e se tornou um fator obrigatório para uma carreira de sucesso. Além de conquistar mais rápido sua vaga, o salário de quem possui essa habilidade é até 61% maior dos que não falam o idioma, segundo pesquisa da Catho”, acrescenta o diretor.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Além de terem ótima formação, as corporações buscam profissionais que possuam inteligência emocional. “Esse talento, em saber identificar as suas emoções com mais facilidade, ajuda a se relacionar com colegas de trabalho, clientes e a manter o bom rendimento em situações de pressão e desafios. É algo que precisa ser trabalhado para quem quer crescer na carreira”, comenta.

MULTIFUNCIONALIDADE
Você é contratado para exercer uma função, mas, será visto com bons olhos se entender de outros assuntos ligados ao universo da empresa. “É interessante um profissional que saiba dar dicas e sugestões em áreas que não são a sua, isso mostra que a pessoa gosta de aprender e quer contribuir para o sucesso da instituição”, diz.

EXPERIÊNCIA NO MERCADO
Citar as experiências já vivenciadas no mercado de trabalho é um grande passo à contratação. Mas, seja econômico, cite apenas os dois últimos empregos e comente sobre atividades que exerceu. Também, explore os pontos altos das colocações, como por exemplo, promoções e crescimentos pessoal e profissional. “ O estudo é muito válido, mas quando o candidato traz uma bagagem de boas práticas no universo corporativo, ele ganha muita credibilidade”, comenta.

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
Recente pesquisa da Consultoria Deloitte aponta que quatro em cada cinco diretores de recursos humanos prestam bastante atenção a experiências adquiridas em trabalho voluntário na hora da admissão. A prática agrega muito já que ajuda no desenvolvimento de habilidades, como o trabalho em equipe, empatia, altruísmo. “ Muita das vezes, as atividades têm relevância para o cargo disputado” finaliza Maynard.

Deixe seu comentário

Conheça mais o Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais