Entenda o câmbio automático sequencial Tiptronic

Carros
2 semanas atrás
Entenda o câmbio automático sequencial Tiptronic

A primeira impressão que temos quando alguém fala em câmbio automático sequencial Triptronic é de uma tecnologia ultra moderna, revolucionária, que acaba de chegar no mercado e está disponível apenas para carros de luxo. Engano! Essa tecnologia surgiu em 1968, há 30 anos, com a Porsche.

O que é o câmbio Triptronic?

Triptronic nada mais é que o nome comercial dado pela montadora alemã ao sistema de câmbio automático sequencial. Ficou tão famoso que passou a ser sinônimo do próprio produto, mais ou menos como acontece com aquela palha de aço para lavar louça que chamamos de Bombril.

O Triptronic foi estreado em 1989, mas que teve sua origem em 1968 com o câmbio Sportronic, seu ancestral.

Como funciona o mecanismo do Triptronic?

O sistema do câmbio Triptronic é uma forma automática de gerenciamento do câmbio através de uma embreagem a seco, a qual não precisa ser operada pelo condutor. Esse sistema se adapta ao modo de condução do motorista.

Mas além disso, ele pode ser operado de modo manual, porém apenas sequencialmente, ou seja, as trocas de marcha devem ser feitas uma a uma, por exemplo da segunda para a terceira, ou da terceira para a quarta, nunca saltando da segunda para a quarta diretamente. Por isso recebe o nome de sequencial.

A troca manual pode ser feita na própria alavanca do câmbio ou nas borboletas localizadas atrás do volante, isso vai depender do modelo do carro. As posições tradicionais do câmbio automático são: P, R, N e D, respectivamente, parking (ao estacionar), ré, neutro e drive (troca automática). O modo manual de troca, quando feita pela alavanca, costuma ficar na lateral dessas posições.

Quantas marchas tem o câmbio Triptronic?

Quando nasceu o câmbio Triptronic possuía apenas 4 marchas, o que deixava uma marcha muito espaçada em relação à outra. A Porsche, porém, contava com um conversor de torque que suavizava as trocas.

Hoje os câmbios automáticos possuem muito mais marchas e são bastante mais sofisticados, porém, a lógica permanece a mesma: um sistema que reconhece o estilo de condução e faz a troca de marcha automaticamente sem a necessidade sequer de embreagem. Atualmente a possibilidade de troca sequencial é obrigatória em todos os modelos de câmbio automático.

Hoje o câmbio automático funciona em conjunto com outros sistemas do veículo, como motor, freios ABS, suspensão e outros sistemas eletrônicos de segurança.

Outras marcas que usam o sistema

A Porsche foi a criadora do Triptronic, mas não a pioneira nos câmbios automáticos. Contudo, foi sim a primeira a obter o resultado desejado e entregar ao cliente um câmbio automático que realmente funcionasse. Mais tarde ela licenciou o sistema para outras marcas, como por exemplo a Peugeot e a Citroëm. Atualmente é utilizado em diversos modelos do Grupo Volkswagen, incluindo os Porsches.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?