Entenda a supremacia quântica do Google

Nos últimos anos, as pesquisas envolvendo a computação quântica ganharam forma e passaram a se tornar uma realidade. Porém, nem sempre o resultado era o esperado e os gastos elevados faziam com que este método revolucionário ficasse de lado. Tem tudo para ser um processo demorado e que levaria alguns bons anos para ser aperfeiçoado, certo? Não para a Google...
Publicado em Tecnologia dia 1/10/2019 por Alan Corrêa

O mundo dos computadores está cada vez abrangendo uma maior tecnologia. Com recursos mais modernos, maiores investimentos e profissionais cada vez mais preparados e acostumados com tais tecnologias, o desenvolvimento das mesmas se torna um processo natural.

Nos últimos anos, as pesquisas envolvendo a computação quântica ganharam forma e passaram a se tornar uma realidade. Porém, nem sempre o resultado era o esperado e os gastos elevados faziam com que este método revolucionário ficasse de lado. Tem tudo para ser um processo demorado e que levaria alguns bons anos para ser aperfeiçoado, certo? Não para a Google…

Revolução na computação quântica

E foi na terça feira passada (24) que um artigo atribuído ao Google apareceu em um site da NASA onde os mesmos afirmam que conseguiram atingir a supremacia quântica, porém o artigo foi removido logo em seguida de acordo com o Financial Times.

Mas afinal, o que seria essa supremacia quântica? Hoje em dia, o computador quântico mais rápido do mundo, o Summit fabricado pela IBM, realiza um quintilhão de operações por segundo e, com o projeto Sycamore, o computador da Google conseguiu realizar a mesma quantidade de operações que o Summit realizaria em 10 mil anos em apenas 3 minutos e 20 segundos.

O anúncio oficial ainda não foi realizado, mas caso seja concreto, pode representar uma nova era para os computadores quânticos uma vez que os mesmos deixarão de serem apenas grandes equipamentos que custam milhões de dólares e não conseguem ultrapassar a velocidade de um computador convencional para um computador de extrema potência cujo investimento seja justificável e viável.

Como funciona um computador quântico

Os computadores quânticos são máquinas enormes que possuem um processador diferenciado (processador quântico) que consegue resolver cálculos que nenhum supercomputador no mundo conseguiria. Seu desenvolvimento ajudará a impactar áreas como a criptografia, a inteligência artificial e basicamente todos os setores produtivos da sociedade.

Quantum computing
Quantum computing

Para se ter uma ideia da potência destes computadores, um modelo convencional utiliza em seus processadores como unidade binária os bits, que são representados por 1 ou por 0. Agora, os computadores quânticos utilizam Qbits, que já representam simultaneamente o 1 e o 0, tornando o processo de cálculos extremamente mais veloz.

Embora outras empresas como IBM, Microsoft e Intel tenham dispositivos parecidos, a máquina do Google aparenta ser revolucionária. A mesma utiliza cerca de 53 Qbits (eram 72 no início) e seu impacto vai muito além da velocidade, mas também alcança a área de que a computação quântica não aparenta mais ser um sonho tão distante quanto imaginávamos.

*Com informações da Super, Wiki, Scottaaronson, Gizmodo e Computerworld.