Nesta terça-feira (9), ocorre a inauguração da linha de produção da aeronave Gripen na fábrica da Embraer, localizada na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, com a participação do presidente Lula.
A Saab, empresa sueca, possui um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB), o qual estipula a entrega de 36 aviões Gripen até o ano de 2027, juntamente com a transferência de tecnologia para o Brasil.
Dos 36 aviões Gripen estabelecidos no contrato, 13 serão produzidos na Suécia, oito terão início de fabricação na Suécia e conclusão no Brasil, enquanto os outros 15 serão fabricados integralmente na unidade da Embraer, com a participação de engenheiros e técnicos brasileiros que foram treinados na sede da Saab, em Linköping. Atualmente, quatro dos aviões já estão em operação na Base Aérea de Anápolis (GO) e mais dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).
O programa FX-2, durante a administração da presidente Dilma Rousseff, selecionou o caça F-39 Gripen em 2013. Para o governo, o acordo para a construção e a produção de 36 aviões Gripen trouxe uma série de vantagens a longo prazo para o país. A inauguração da linha de produção nesta terça-feira representa um marco significativo nesse processo.
“O contrato beneficia toda a base industrial de Defesa e proporciona a renovação da frota dos caças que vão manter a soberania e segurança dos céus do país pelas próximas décadas, ao mesmo tempo em que permite que a Aeronáutica tenha plenas condições operacionais para desempenhar seu papel”, diz a Presidência, em comunicado.
*Com informações da Agência Brasil.