Uma declaração de Khalid Salman, embaixador do Catar na Copa do Mundo, não pegou nada bem na comunidade internacional.
Khalid Salman afirmou que “Homossexualidade é dano mental” e ainda disse que homossexuais sejam “tolerados”, terão de seguir regras do país, onde homossexualidade é ilegal.
Desde antes de eleito para sediar a Copa do Mundo de 2022, o país recebe constantes críticas por seu histórico de desrespeito aos direitos humanos, incluindo o tratamento aos trabalhadores migrantes, a mulheres e à população LGBTQIA+.
Logo após os comentários para o canal ZDF, a entrevista foi abruptamente interrompida.
Além do tratamento dado às mulheres e à comunidade LGBTQIA+, o Catar e outros países árabes têm sido alvo de críticas antes da Copa do Mundo por seu histórico de direitos humanos, como o tratamento dado aos trabalhadores migrantes.
O Brasil já tem sua lista de convocados para a seleção brasileira, mas nenhum deles se pronunciou sobre o assunto. Os capitães de seleções europeias como Inglaterra, França e Alemanha, vão usar braçadeiras com as cores do arco-íris e a mensagem “One Love” numa campanha antidiscriminação. Já torcedores nos estádios da Alemanha pediram boicote à Copa do Mundo durante partidas no país.
Copa do Mundo FIFA de 2022 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol, que ocorrerá no Catar.
Com sete cidades-sede, o campeonato será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano; esta é a primeira vez em que uma copa do mundo será disputada no final do ano.
*Com informações do Metropoles e G1.