O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, terá suas luzes apagadas durante uma hora nesta segunda-feira (22), como forma de solidariedade ao jogador Vinícius Junior, do Real Madrid, que foi novamente vítima de ataques racistas no último domingo (21), durante uma partida em Valência. O gesto simbólico ocorrerá entre 18h e 19h.
A iniciativa conta com a colaboração conjunta do Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, da Confederação Brasileira de Futebol e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
O Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, também fez um pronunciamento sobre o ocorrido, recordando uma passagem bíblica: “Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus”.
“O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, comunicou o santuário, em nota.
Durante um jogo do Real Madrid contra o Valencia, válido pelo campeonato espanhol, o jogador Vinícius Junior foi novamente alvo de ataques racistas, desta vez no estádio Mestalla, localizado em Valência, no sudeste da Espanha.
*Com informações do G1.