O que parecia até um erro do Twitter por ser algo impensado, acabou se revelando como um limite na rede social, a confirmação foi feita por Elon Musk, proprietário da plataforma.
A partir deste sábado (1º), o Twitter implementou limites temporários de leitura para todos os usuários. Musk afirmou que essas restrições foram estabelecidas para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema.
De acordo com Musk, as contas agora possuem os seguintes limites:
O bilionário também anunciou que em breve os limites serão ampliados. As contas verificadas poderão ler até 8 mil posts por dia, contas não verificadas poderão ler 800 posts por dia, e contas novas não verificadas terão direito a ler 400 posts por dia.
No entanto, Musk não especificou o que será considerado uma “conta nova” e como os usuários poderão monitorar a quantidade de tweets visualizados em um dia.
Para ter acesso à visualização de 6 mil tweets diários, as contas devem ser verificadas devido à sua relevância ou assinar o Twitter Blue, a versão paga da rede social, que custa R$ 42 por mês.
Desde a manhã deste sábado, usuários têm relatado dificuldades em ler os posts na plataforma. A mensagem “taxa limite excedida” começou a ser exibida, sem detalhar o motivo.
Os termos “Meu Twitter” e “Elon Musk” tornaram-se populares na rede social devido aos relatos de usuários.
Somente no início da tarde, Musk se pronunciou explicando a mudança. Mais tarde, ele ironizou a situação, dizendo: “Taxa limitada devido à leitura de todas as postagens sobre limites de taxa”.
Na sexta-feira (30), o Twitter também limitou a leitura de tweets para usuários logados em suas contas. Musk afirmou que a medida foi uma “medida temporária de emergência”.
Além das restrições de leitura, o Twitter possui outros limites para gerenciar a demanda em seus servidores e evitar usos excessivos de sua infraestrutura. Essas medidas incluem: