Nesta sexta-feira (18), o técnico interino da seleção brasileira masculina, Fernando Diniz, deu início ao ciclo para a Copa do Mundo de futebol masculino de 2026 ao anunciar os convocados para as Eliminatórias Sul-Americanas. A convocação aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Dentre as novidades na lista, destacam-se o lateral-esquerdo Caio Henrique, que atua no Monaco (França), e o goleiro Bento, do Athletico-PR. Além disso, há o retorno do atacante Neymar, que atualmente joga pelo Al-Hilal, na Arábia Saudita, após sua participação no Mundial do Catar. Embora haja renovação, boa parte da equipe convocada mantém-se consistente com as seleções anteriores.
Outros nomes de destaque na lista de convocados de Diniz, que também é o treinador do Fluminense, são o meio-campista André e o zagueiro Nino, ambos jogadores do Tricolor carioca, e Raphael Veiga, jogador do Palmeiras.
O treinador, de 49 anos, contratado pela CBF até meados de 2024, explicou os critérios que orientaram suas escolhas na convocação: “Em relação à convocação, é sempre um processo complexo e difícil, dada a quantidade de jogadores elegíveis. O critério técnico é fundamental para nossa análise e decisões, mas é uma tarefa desafiadora. Assistimos a todos os jogos, observamos todos os convocados por meio de vídeos e alguns deles também foram acompanhados nos estádios. A lista foi sendo ajustada ao longo do tempo, mas mantém coerência com o histórico dos jogadores na seleção e suas perspectivas, independentemente do futuro técnico para a próxima Copa do Mundo”, afirmou Diniz.
Quanto ao retorno de Neymar à seleção brasileira, Diniz expressou otimismo quanto ao desempenho do atacante em campo: “Tivemos uma conversa com Neymar. Sabemos que a competição na Europa difere da da Arábia Saudita. Não podemos prever como será. Neymar está determinado a escrever novas páginas memoráveis em sua carreira. Essa determinação superará quaisquer dificuldades relacionadas à competitividade na Arábia Saudita”, declarou o treinador.
A seleção brasileira iniciará sua campanha nas Eliminatórias contra a Bolívia no dia 8 de setembro, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, às 21h45 (horário de Brasília). Quatro dias depois, enfrentará o Peru na capital Lima, às 23h.
As Eliminatórias Sul-Americanas envolvem 10 países no total. Os seis primeiros colocados após 18 rodadas garantem vaga direta na Copa do Mundo. Há ainda uma sétima vaga, disputada na repescagem. A Copa de 2026, que contará com 48 seleções, será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
*Com informações da Agência Brasil e GE.