É verdade que o ar-condicionado do carro aumenta o consumo?

Auto
2 semanas atrás
É verdade que o ar-condicionado do carro aumenta o consumo?

Uma eterna dúvida dos motorista é sobre o aumento ou não do consumo de combustível do veículo se o ar condicionado estiver ligado, e se a velocidade do ventilador também afeta o desempenho do carro.

Aumenta ou não aumenta o consumo?

Vamos começar pela resposta simples: sim, o ar condicionado altera o consumo de combustível sempre, seja na velocidade 1 ou 4.

Vamos para a resposta detalhada: a alteração – que sempre acontece – varia de acordo com vários fatores. Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração as proporções do veículo e seu motor. No caso de veículos grandes e com motores mais potentes, a diferença no consumo é quase imperceptível. Por exemplo, uma SUV de grandes proporções e com motores de 8 cilindros, pouca diferença fará o acionamento do ar condicionado, pois sua aerodinâmica já é menos propícia para enfrentar o atrito do ar e seu motor conta com um recurso quase ilimitado de força para que o ar condicionado fizesse diferença.

O mesmo já não acontece com carros de proporções menores e motores mais fracos. Por exemplo, num sedam com motor de 4 cilindros a diferença com o acionamento do ar condicionado será muito mais perceptível, pois o veículo não desperdiça combustível com o atrito do vento já que sua aerodinâmica o favorece nesse sentido, contudo o motor precisará dedicar uma parte significativa de sua força para acionar o ar condicionado.

Além disso, é preciso levar em consideração outra variável: as janelas abertas ou fechadas. Qualquer carro com janelas abertas deixará o arresto do atrito com o vento ainda pior. Essa diferença será tanto maior quanto maior for a velocidade do veículo. Por exemplo, um veículo na estrada a 120 km/h com janelas abertas terá sua aerodinâmica prejudicada muito mais do que o mesmo veículo transitando na cidade a uma velocidade média de 50 km/h também com as janelas abertas.

O que queremos dizer é que na estrada quase que compensa mais ir com ar condicionado ligado e janelas fechadas pera preservar a aerodinâmica do que deixar as janelas abertas e sofrer com o atrito do vento.

Qual a melhor maneira para não aumentar o consumo de combustível?

Sem dúvida a melhor maneira para não aumentar o consumo de combustível é deixar o ar condicionado desligado e as janelas fechadas, mas isso só é possível em dias de frio, ou seja, uma pequena parte do ano aqui no Brasil.

Mas em dias quentes, a melhor maneira é deixar as janelas abertas e o ar condicionado desligado quando estiver transitando em perímetro urbano; e janelas fechadas e ar condicionado ligado na estrada em altas velocidades.

Mas relembramos que o acréscimo de consumo com o ar ligado o tempo todo é de 10% a 20%, e não metade como algumas pessoas dizem. Então, se quiser utilizar o ar condicionado atente-se apenas ao seu bom funcionamento, o que exigirá que as condições do filtro, do gás e de todo mecanismo do ar esteja em perfeitas condições. Se isso for feito a diferença de consumo não será tão grande.

A velocidade do funcionamento do ar condicionado também influencia, mas a diferença é desprezível. Um fator que pode ajudar é abrir as janelas ao entrar no carro e deixar o ar circular antes de ligar o ar condicionado.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?