É por isso que você deve baixar a Carteira Digital de Trânsito no seu celular...

Você nunca mais vai esquecer a sua carteira de habilitação em casa, pelo menos não se estiver com seu celular em mãos, tudo graças ao app da CNH Digital.

Novidades
4 semanas atrás
É por isso que você deve baixar a Carteira Digital de Trânsito no seu celular

O nome do aplicativo é “Carteira Digital de Trânsito” e traz as versões digitais da carteira de habilotação e os documentos do veículo, além de poder consultar infrações e informações.

Baixar a CNH Digital

O aplicativo está disponível para Android e iOS. É muito importante ter a CNH em mãos no celular, pois ele vale como o documento físico.
O aplicativo está disponível para Android e iOS. É muito importante ter a CNH em mãos no celular, pois ele vale como o documento físico.

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é gratuito e está disponível para os principais smartphones do mercado.

Pra quem usa celulares com o sistema Android, deve baixar o app na Play Store, já os usuários de iPhones, devem fazer o download através da App Store, a loja de aplicativos da Apple.

CNH Digital – Como Fazer

A carteira Digital de Trânsito, também conhecida como a CNH Digital, vem sendo utilizada cada vez mais pelos motoristas no Brasil para não correr o risco de não estar com a cópia física de sua CNH em mãos.
A carteira Digital de Trânsito, também conhecida como a CNH Digital, vem sendo utilizada cada vez mais pelos motoristas no Brasil para não correr o risco de não estar com a cópia física de sua CNH em mãos.

  • 1. Instale o aplicativo “CDT – CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO” no seu smartphone;
  • 2. Com o app instalado, abra e selecione “PRÓXIMA”;
  • 3. Informe senha do usuário (Caso não possua conta no GOV.BR, deverá criar no endereço eletrônico https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso e retornar ao aplicativo);
  • 4. Após o login, selecione a opção “HABILITAÇÃO” e em seguida selecione “TOQUE AQUI PARA ADICIONAR A SUA CNH”;
  • 5. Não estando habilitado, o usuário deve optar por um dos módulos de autenticação:
    “VALIDAÇÃO PELO CELULAR” (validação facial),
    “CERTIFICADO DIGITAL” (portal de serviços do DENATRAN) ou
    “SEM CERTIFICADO DIGITAL” (validação no Detran-MT);
  • 6. Uma vez optado pela validação facial, o usuário deve:
    • Informar o CEP à época da emissão da CNH física;
    • Efetuar a leitura do QR code;
    • Realizar a validação facial, conforme solicitações do aplicativo;
    • Informar o número do telefone;
  • 7. O aplicativo permite também que seja baixado o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Para isso, no menu principal do aplicativo, selecionar a opção “VEÍCULOS”. Em seguida, informar o número de RENAVAM e o número de segurança do CRV (antigo DUT) e selecionar “INCLUIR”.

É simples, rápido e fácil
É simples, rápido e fácil

ATENÇÃO: Se você já era usuário do aplicativo “CNH Digital”, basta atualizá-lo que o novo aplicativo será disponibilizado automaticamente.

Como ativar a CNH Digital

A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. As versões digitais trazem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade.

Vantagens da Carteira Digital de Trânsito

O documento do carro sempre foi emitido em papel especial, sujeito à perda, ao roubo, à deterioração e, claro, ao esquecimento: quantas vezes uma pessoa pegou a chave de um veículo mas não seu documento, correndo o risco de ser multada somente por não portar esse papel?Agora, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é completamente digital. Não é mais preciso ir até o Departamento de Trânsito para emiti-lo e o documento pode estar sempre no celular, valendo mesmo na falta de internet.

Essa facilidade é possível usando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. As novas regras atendem à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019 sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e), em substituição ao CRLV em meio físico.

Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito

O CRLV digital conta com a tecnologia Vio para garantir sua autenticidade. A segurança dos dados é garantida pelo alto poder de compactação, não só de textos, mas também de imagens, que são criptografados em QR Code.

Diferentemente de soluções similares, o Vio permite que a autoridade com poder de autuação, por exemplo, o guarda de trânsito, utilize um leitor de QR Code para verificar o documento que o motorista está mostrando, mesmo em locais onde não há rede de internet. A tecnologia Vio foi desenvolvida pelo Serpro e é utilizado no CRLV, na CNH e pode ser aplicada em outros documentos que necessitem de checagem.

A Carteira Digital de Trânsito é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação - CNH, também é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).
A Carteira Digital de Trânsito é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, também é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).

Como não será mais emitido em papel especial verde, o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico. “A utilização da tecnologia presente no QRCode VIO garante a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular” esclarece o diretor do Serpro, André de Cesero. Segundo ele, o novo documento impresso em papel comum, na residência do cidadão ou por meio do Portal de Serviços do Denatran é mais seguro do que a versão impressa em papel moeda. “Outra vantagem é a possibilidade de impressão a qualquer momento com uma possível emissão de segunda via” completa.O CRLV digital já está disponível no aplicativo desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran, Carteira Digital de Trânsito (CDT) juntamente com a CNH Digital. A atualização já traz o novo formato do formulário CRLV-e, que passa a ser branco, e a opção de impressão em tamanho A4.

*Com informações do Carro.Blog.Br, Serpro, Detran.MT, Techdoido e Rexconomia.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?