e-MEC: Como saber as faculdades que são reconhecidas pelo MEC

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo a necessidade de ter um diploma superior tornou-se algo fundamental. Mesmo porque as faculdades também facilitaram muito o ensino com ampliação de cursos e estudo à distância.

Educação
3 meses atrás
e-MEC: Como saber as faculdades que são reconhecidas pelo MEC

A dificuldade é que com a proliferação de cursos superiores tem aumentando também a oferta enganosa para obtenção de graduação sem que as instituições acadêmicas tenham credenciamento ou que o curso esteja reconhecido junto ao MEC.

Conheça agora como saber se um curso superior ou faculdade estão aprovados pelo MEC.

Credenciamento das IES

A consulta sobre o cadastro nacional de cursos ou instituições superiores junto ao MEC é bem simples de fazer.

No entanto, é preciso entender que existem três regulamentações necessárias para que um curso superior seja reconhecido a nível nacional pelo MEC.

Inicialmente, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam obter o credenciamento, havendo três modalidades de classificação:

  • Faculdades
  • Centros Universitários
  • Universidades

Cada uma dessas modalidades corresponde a uma etapa, onda a IES deve comprovar o crescimento e a qualidade de ensino junto ao Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes).

As duas primeiras modalidades tem prazo máximo de duração de 3 anos. Para universidades o credenciamento pode durar até 5 anos.

Autorização de curso superior

Após conseguir o credenciamento, todas as faculdades ao ofertar um curso de graduação necessitam solicitar autorização do Ministério da Educação.

Deste modo, não é porque uma faculdade seja credenciada pelo MEC que todos os cursos estão liberados.

Mesmo os centros universitários e universidades – que bastam informar à secretaria competente sobre a abertura de uma nova graduação – tem que pedir autorização para os cursos de Medicina, Psicologia, Odontologia e Direito junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) respectivamente.

Reconhecimento de curso superior

Apenas quando um curso superior já autorizado pelo MEC alcançar 50% da carga horária, então é permitido solicitar o reconhecimento do diploma para validação a nível nacional.

A mesma regra para autorização dos cursos de Medicina, Psicologia, Odontologia e Direito permanecem no processo de reconhecimento.

Contudo, o reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC não é definitivo. A cada etapa do ciclo avaliativo pelo Sinaes deve ser solicitada a Renovação de Reconhecimento.

Plataforma e-MEC

Com efeito, o MEC disponibiliza uma plataforma on line para saber se uma IES está credenciada e tem cursos autorizados e reconhecidos através do link: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas

O sistema e-MEC fornece uma busca interativa das IES reconhecidas por um mapa dos estados, onde é possível fazer uma pesquisa por municípios dos cursos presenciais ou à distância.

Assim descobrimos que um curso mais raro como o de Ciência Cosmética e Biodiversidade Brasileira em São Paulo tem apenas um local autorizado: o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – FEBASP.

Caso já tenha os dados da IES, como CNPJ, ou do curso específico, como o código ou nome do curso, também se consegue fazer uma pesquisa mais direta pelo campo Consulta Textual.

Já no campo Consulta Avançada é realizada uma pesquisa com itens completos de descrição, incluindo opções como as diversas categorias administrativas: pública municipal, federal ou estadual; privada com ou sem fins lucrativos e especial.

Vantagens do diploma reconhecido pelo MEC

Portanto, não deixe de verificar se o curso superior que deseja fazer tem reconhecimento pelo MEC na respectiva IES, pois, do contrário, o risco pode custar caro se o alto investimento para obtenção do seu diploma não for válido em todo o país.

Outra vantagem é que quanto maior for a avaliação de um curso credenciado mais o seu diploma será valorizado no mercado de trabalho.

Além do que o reconhecimento pelo MEC permite fazer o registro do seu diploma no Conselho Regional da sua profissão, sendo que em algumas atividades essa filiação é obrigatória.

Tenha em mente também que alguns concursos públicos exigem nível superior em conformidade com o MEC.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?