O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi feito pensando no trabalhador brasileiro, ele traz ao cidadão uma ferramenta online para acompanhar de modo facilitado a sua vida profissional.

Baixar a Carteira de Trabalho Digital

Com o app você pode acessar seus dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social, uma verdadeira CTPS Digital.

Pra quem usa celulares com o sistema Android, deve baixar o app na Play Store, já os usuários de iPhones, devem fazer o download através da App Store, a loja de aplicativos da Apple.

Com a mesma validade do tradicional “caderninho azul”, a nova Carteira de Trabalho Digital está disponível para quem usa Android e iOs, é rápido e grátis para baixar o app.

Como Usar o app

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

E quem já tem cadastro no sistema de login único do Gov.Br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. Nós ensinamos você a criar a conta clicando aqui.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho.

Redução de burocracia

Empresas que já usam o e-Social poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente www.gov.br (solução web).

"A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. Diante disso, é importante que os empregadores que utilizam o e-Social observem, no momento da contratação, critérios como a idade mínima dos brasileiros e estrangeiros e o amparo legal dos estrangeiros com relação ao direito a atividade remunerada no país", explica o app.

Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Fontes