Documentário de Anitta revela diagnóstico de vírus causador da esclerose múltipla

Anitta revelou que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr, conhecido como causador da "doença do beijo", há poucos meses. Ela contou sua experiência durante o lançamento do documentário "Eu", produzido pela atriz Ludmilla Dayer para falar de sua luta contra a esclerose múltipla - doença que, segundo ela, foi causada pelo vírus.
Publicado em Entretenimento dia 4/12/2022 por Alan Corrêa

Anitta revelou que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr, conhecido como causador da “doença do beijo”, há poucos meses. Ela contou sua experiência durante o lançamento do documentário “Eu”, produzido pela atriz Ludmilla Dayer para falar de sua luta contra a esclerose múltipla – doença que, segundo ela, foi causada pelo vírus.

A cantora disse que passou “pelo momento mais difícil da [sua] vida” quando a doença foi confirmada. Segundo ela, a relação com Ludmilla foi importante para que conseguisse se tratar no começo da infecção.

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida pelo seu nome artístico Anitta, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e apresentadora brasileira.
Larissa de Macedo Machado, mais conhecida pelo seu nome artístico Anitta, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e apresentadora brasileira.

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla a define como uma “doença neurológica, crônica e autoimune”. Ou seja, quando “as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares”.

A infecção pelo Vírus Epstein-Barr é uma das hipóteses estudadas, mas as causas da doença ainda são desconhecidas.

Diagnóstico de vírus causador da esclerose múltipla

Anitta revela diagnóstico de Epstein-Barr; entenda vírus causador da 'doença do beijo'
Anitta revela diagnóstico de Epstein-Barr; entenda vírus causador da ‘doença do beijo’

A revelação foi feita durante a entrevista coletiva de lançamento do documentário EU, roteirizado, produzido, dirigido e editado por Ludmila Dayer. A cantora produziu o filme da atriz, que também precisou enfrentar o Epstein-Barr e foi diagnosticada com ELA (esclerose lateral amiotrófica).

“Há dois meses, passei pelo momento mais difícil da minha vida”, Anitta começou, revelando que recebeu a notícia logo após conversar com Ludmilla sobre o diagnóstico de esclerose múltipla. “No dia seguinte eu tive a notícia terrível e grudei nela. Se eu estou falando, caminhando, respirando, vivendo, é pelo quanto que ela me ajudou”, disse a artista.

Amiga de Ludmila Dayer há anos, a cantora afirmou que recebeu o contato de uma especialista para conversar sobre os sintomas, mas o contato só ocorreu após a atriz pressioná-la.

“Nunca liguei, mas ela me mandou mensagem e eu pensei ‘poxa, vou responder por educação’. Só ali vi o quanto que eu não estava bem”, observou. “Isso mudou a minha vida. Eu estava chorando vendo o documentário”, completou a artista.

Novo documentário de Anitta

Anitta: 'Há dois meses, passei pelo momento mais difícil da minha vida'
Anitta: ‘Há dois meses, passei pelo momento mais difícil da minha vida’

Estreia da atriz e produtora Ludmila Dayer na direção, o longa-metragem “EU” foi exibido para convidados da indústria cinematográfica no sábado (3). Após a exibição, Ludmila e Anitta, participaram ainda de um bate-papo sobre o projeto, em que a diretora compartilha sua jornada de cura depois de sofrer questões de saúde mental, como pânico e ansiedade.

*Com informações do G1, IG e Terra.