buscar
Estilo

Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina

A maioria das mulheres adora a bolsa tiracolo. São elegantes, práticas e versáteis. Mas ainda existe um número grande de pessoas que tem dúvida de qual tipo, modelo e estilo utilizar em cada ocasião. Realmente são muitas as opções, ainda mais hoje em dia que temos acesso a diversas marcas espalhadas pelo mundo. Pensando nisso, preparamos um guia prático para você saber exatamente o que e quando usar.
Publicado em Estilo dia 11/11/2021 por Alan Corrêa

A maioria das mulheres adora a bolsa tiracolo. São elegantes, práticas e versáteis. Mas ainda existe um número grande de pessoas que tem dúvida de qual tipo, modelo e estilo utilizar em cada ocasião.

Realmente são muitas as opções, ainda mais hoje em dia que temos acesso a diversas marcas espalhadas pelo mundo. Pensando nisso, preparamos um guia prático para você saber exatamente o que e quando usar.

Como surgiu a bolsa tiracolo

Você pode ter um espanto, mas a origem da bolsa tiracolo é datada do fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse período, a mulher começou a desempenhar uma função fundamental na guerra, especialmente para levar documentos de forma discreta.

A maioria dos homens estava no front de batalha, e as mulheres passaram a exercer funções administrativas que demandavam maior mobilidade. Foi então que a Coco Chanel criou as bolsas tiracolo. O modelo mais importante dessa época foi o 2.55, inspirado na mulher do pós-guerra.

Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina

Ainda continua na moda

Desde então, o modelo de bolsa tiracolo nunca mais saiu de moda, e é uma das queridinhas das mulheres até os dias de hoje. A praticidade que a alça proporciona, deixando as mãos livres, é a grande responsável pelo seu sucesso.

Se na época da Segunda Guerra Mundial a versatilidade já era um elemento fundamental nesse acessório feminino, hoje em dia ela é tanto quanto, ou até mais, desejada pelas mulheres, e de alguma forma representa a sua liberdade e autonomia.

Versatilidade na forma de usar

Entre as vantagens da bolsa tiracolo, temos que ela pode ser usada pelo menos de três formas diferentes: no ombro, na transversal ou como clutch. A tiracolo é perfeita para todas as ocasiões, seja durante o dia ou durante a noite.

Mas ela tem diversos tipos de acabamentos, e cada um é mais apropriado para determinada situação. Por exemplo, você não vai para uma viagem de lazer com a mesma bolsa que usa para ir ao escritório, ou ao mercado, ou à praia. Pode-se ainda combinar o acabamento da bolsa com a roupa que você está usando.

Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina

Tamanhos e seus usos

O primeiro aspecto que você deve levar em conta é o tamanho da bolsa. Claro que existem dezenas de opções quando o assunto é tamanho, e tudo vai depender do que você precisa carregar e da impressão que pretende passar no ambiente.

As bolsas menores, embora caiba menos coisa, são ideais para ir a uma festa, podendo ser um acessório poderoso e atraente em seu look. Ao par de ser discreta e não chamar atenção além do necessário, também não atrapalha seus movimentos.

Dependendo da ocasião, se for um encontro ou reunião mais formal, as de tamanho médio podem ser ideais. Elas permitem levar mais coisas e não tem aquele ar de “superficialidade” que as pequenas devem ter.

Já as de tamanho grande são perfeitas para o dia a dia. Nelas você pode colocar um mundo de coisas, como agenda, objetos de higiene pessoal, maquiagem e muito mais. São muito necessárias e te salvam em diversas ocasiões.

Formatos de tiracolo

Outro elemento que você deve considerar é o formato da bolsa. As quadradas e retangulares são as mais comuns, mas por isso mesmo as menos chamativas. Então, formatos redondos e diamantados podem ser mais indicados dependendo da ocasião.

Mas isso vai depender muito mais do seu gosto e da combinação que você pretende fazer. Cada uma vai “traduzir” ou refletir um estilo diferente, bem como a sua atitude e personalidade.

Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina

Material e acabamento

O material de que é feito a bolsa também vai dizer muito sobre você e a impressão que você quer passar. Ele terá reflexo direto sobre o aspecto da bolsa, mas mais do que isso será capaz de indicar o lugar que ocupa em seu look.

Não tem um material certo e errado, ou melhor e pior. Tudo vai depender do que você pretende passar como imagem para as pessoas. Por isso, existe uma grande quantidade de material, cores e acabamentos.

Por exemplo, as que são feitas de jeans deixam você com um ar mais descolado e moderno, casual. Já as de couro podem passar a impressão de responsabilidade e elegância, bem mais formais.

Preço e qualidade

O material, ao par do que já comentamos acima, também vai influenciar diretamente o preço e a qualidade da sua bolsa. Naturalmente, um bolsa de couro tende a durar mais do que aquela feita de material sintético, mas também são mais caras.

Então, você precisa saber o que é melhor para você naquele momento, se é investir numa bolsa mais cara e com vida útil maior, ou se uma bolsa para usar por um tempo e depois aposentá-la.

Coloque tudo isso no papel e faça os prós e contras antes de escolher sua próxima bolsa tiracolo. Você vai ver que a escolha será muito mais acertada.

Dicas para escolher a melhor bolsa tiracolo feminina