O Fórum Grita Baixada é um movimento social que atua em prol dos direitos humanos, da justiça e de uma política de segurança pública cidadã para a Baixada Fluminense. Em comemoração ao Dia da Baixada, que será celebrado no próximo domingo (30 de abril), o fórum lançou um minidocumentário intitulado “A Baixada pela Baixada”. O curta-metragem está disponível permanentemente no canal do movimento no YouTube.
O lançamento foi antecipado para facilitar a divulgação e o compartilhamento. Segundo o coordenador executivo do fórum, Adriano de Araujo, a realização do documentário teve como objetivo traçar a Baixada como uma grande região, não apenas representada pelas maiores ou mais populosas cidades. Para isso, foram colhidos depoimentos de moradores das 13 cidades que compõem a Baixada Fluminense.
A iniciativa do Fórum Grita Baixada é louvável, pois busca evidenciar a diversidade e a riqueza cultural da Baixada Fluminense, muitas vezes estigmatizada por uma imagem negativa associada à violência e à criminalidade. Além disso, o documentário é uma forma de valorizar e dar voz aos moradores da região, que muitas vezes são negligenciados pelos poderes públicos e pela mídia.
Em tempos de polarização política e de falta de diálogo, a iniciativa do Fórum Grita Baixada é um exemplo de como a sociedade civil pode se mobilizar em prol de uma causa comum e dar visibilidade às demandas e necessidades de uma região. Que esse exemplo possa inspirar outras iniciativas em outras regiões do país e do mundo.
“Normalmente, quando se fala de Baixada Fluminense, fala-se muito de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, mas não se fala muito de Guapimirim, Itaguaí, Magé, Seropédica. O primeiro desafio para a gente foi olhar para a Baixada pela sua pluralidade e extensão, e tentar olhar para a região no seu todo, e não somente a parte de algumas representações”.
*Com informações da Agência Brasil.