Lula partirá em uma viagem internacional neste sábado (15) com destino a Bruxelas, Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.
O embarque está programado para as 22h, na Base Aérea de Brasília, com uma parada técnica para abastecimento no Aeroporto Internacional do Recife. De acordo com a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a chegada à capital belga está prevista para as 16h10, horário local (11h10 pelo horário de Brasília).
Cerca de 60 líderes estrangeiros dos países que compõem os blocos estão sendo aguardados para a reunião, que acontecerá oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira apresentará propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.
Embora o acordo de livre-comércio entre os países da União Europeia e do Mercosul não esteja entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para a sua conclusão podem ser discutidas durante o evento. O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Segundo o Itamaraty, Lula levará ao encontro a posição do Brasil em relação às últimas exigências do bloco europeu para a aprovação do tratado, que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.
A agenda do presidente Lula ainda não está totalmente definida, mas prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus. Ele terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Compromissos com representantes da Áustria e Suécia também foram confirmados.
Na segunda-feira (17), Lula participará do Fórum Empresarial União Europeia – América Latina pela manhã, seguido pela sessão de abertura da Celac à tarde. No dia seguinte, ocorrerá a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está programado para quarta-feira (19).
*Com informações da Agência Brasil.