Os passageiros que desejam se deslocar entre as regiões Oeste e Leste da capital paulista terão à disposição duas novas opções de transporte ferroviário, com a chegada da Linha 13-Jade, por meio do serviço Expresso Aeroporto, e da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, atualmente atendida pela Linha 7-Rubi da CPTM. Essas adições ao sistema de trilhos expandem as alternativas de transferência e tornam as viagens na rede de transporte público metropolitano mais rápidas.
A partir do segundo semestre deste ano, os passageiros já poderão desfrutar dos trens do serviço Expresso Aeroporto (Linha 13-Jade), que farão paradas em uma das plataformas da Estação Palmeiras-Barra Funda. Isso permitirá o acesso à Estação Aeroporto-Guarulhos, com conexão na Estação da Luz, por onde também passam as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além das Linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô.
A partir do segundo semestre de 2024, os passageiros também se beneficiarão com a chegada da Linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê e a Zona Oeste. Essa extensão da Linha 13-Jade até a Estação Palmeiras-Barra Funda foi possível graças à estratégia implementada pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia. A ampliação da linha poderá reduzir a demanda na Estação Luz e proporcionar aos passageiros uma opção alternativa para chegar às Estações Luz e Brás após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada.
Apesar do compromisso em causar o mínimo de transtorno possível aos passageiros, as obras para expansão das linhas estão em pleno vapor. Nas plataformas que receberão as composições das novas linhas, já é possível visualizar as placas indicativas dos novos destinos. Durante a madrugada, a estação e o trecho entre Barra Funda e Estação Luz se transformam em um grande canteiro de obras.
Na Linha 13-Jade, o trabalho atualmente se concentra na adaptação dos trilhos e da rede aérea para acomodar os trens da Série 2500, além das alterações na sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Os testes já foram iniciados para obtermos informações mais precisas sobre os ajustes necessários para que esse modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar ao seu novo destino com rapidez e, acima de tudo, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.
Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, o foco também está na rede aérea, nos trilhos e na sinalização, além da construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. Essa subestação garantirá o fornecimento de energia para alimentar as composições, após o aumento do fluxo de trens nesse trecho, que atualmente conta com o Serviço 710, permitindo viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de fazer baldeação na Estação Brás.
Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade seria estendida até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Com um contrato no valor de R$ 158 milhões, o projeto engloba a elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas. Entre as atividades contempladas no contrato estão os sistemas de trilhos, rede aérea, sinalização e fornecimento de energia.
*Com informações do Governo-SP.