Cerca de 5,75 milhões de contribuintes poderão consultar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda a partir das 10h desta sexta-feira (21). A Receita Federal disponibiliza a consulta e inclui cerca de 250 mil contribuintes do Rio Grande do Sul devido às enchentes no estado.
Neste lote, a Receita Federal vai reembolsar um total de R$ 8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes. Aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida têm prioridade no recebimento. Além disso, contribuintes entre 60 e 79 anos, trabalhadores do magistério e idosos acima de 80 anos também estão na lista prioritária.
Os residentes no Rio Grande do Sul que declararam na última semana de maio ou regularizaram a declaração em junho foram incluídos na lista de prioridades. No mês passado, 886.260 contribuintes gaúchos receberam mais de R$ 1 bilhão, incluindo exercícios anteriores.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, e no aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O pagamento será feito em 28 de junho, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso a restituição não seja depositada na conta informada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco.
Se a restituição não for resgatada após um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Na página, o cidadão deve acessar “Declarações e Demonstrativos” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
*Com informações da AgênciaBrasil.