Silvio Santos é o ídolo de muita gente, por sua incrível história de vida e por seu programa de TV que anima as noites de domingo.
Conheça um pouco da carreira do famoso apresentador e empresário Silvio Santos OMC, nome artístico de Senor Abravanel.
O nome Silvio Santos na verdade é o nome artístico de Senor Abravanel. O sobrenome artístico surgiu quando Senor foi participar do programa de calouros comandado pelo apresentador Jorge Cury e o produtor Mário Ramos. Apenas a mãe Senor que o chamava de “Silvio”, pois não gostava de seu nome de batismo.
Senor então ficou conhecido e mais nomeado de Silvio Santos, ele nasceu em 12 de dezembro de 1930, na Travessa Bemtevi, no bairro da Lapa, na região central da cidade do Rio de Janeiro. É filho do imigrante grego Alberto Abravanel, natural de Salônia, e da turca Rebeca Abravanel, natural de Esmirna.
Silvio Santos se tornou um apresentador de televisão e empresário brasileiro. Começou a trabalhar como camelô aos 14 anos, quando aprendeu a negociar e a expor a sua voz. Ao 18 anos, Silvio serviu ao exército, depois passou a frequentar a Rádio Mauá, onde começou a trabalhar no programa de Silveira Lima, aos domingos e de graça.
Passou para a Rádio Tupi, acompanhando o Silveira Lima, que foi transferido para aquela emissora. Silvio, pensava em ganhar mais dinheiro, e nisso passou a vender tecidos, relógios, joias e sapatos nas repartições públicas, escritórios e obras.
Quando deixou a Rádio Tupi passou a ganhar mais na Rádio Continental, que possuía estúdios em Niterói.
Depois disso, Silvio começou a ganhar mais dinheiro ainda, com sua ideia de incluir músicas, anúncios e até jogo de bingo nas barcas que iam do Rio de Janeiro para Paquetá nos domingos levando turistas.
Em 1954, com seus 24 anos, assinou seu primeiro contrato de trabalho como locutor na Rádio Nacional de São Paulo. Paralelamente ao emprego na rádio, lançou a revista Brincadeiras para você, onde fazia corretagem de anúncios. Silvio também trabalhou com shows em circos.
No ano de 1956, Silvio Santos assumiu o Baú da Felicidade e em 1963 fundou a BF Utilidades Domésticas e Brinquedos, que se tornou a primeira empresa do grupo.
Mas ele não parou por aí, Silvio foi criando empresas para auxiliá-lo nos negócios, entre elas: Publicidade Silvio Santos Ltda, uma companhia de seguros, uma construtora, uma financeira, uma concessionária de carros, uma seguradora, entre outras.
Silvio Santos iniciou sua carreira na televisão em 1960, comprando horários na TV Paulista de São Paulo para expor anúncios do Baú da Felicidade, através do programa Vamos Brincar de Forca. Com o sucesso, em 1963, começou um programa aos domingos com brincadeiras e prêmios, com base no Baú. Foi aí que surgiu o Programa Silvio Santos, que tomou conta das tardes do domingo. Em 1966 a TV Globo comprou a TV Paulista, mas o programa continuou. Em 1972 surgiu a oportunidade de comprar 50% da TV Record, que serviu de trampolim para Silvio conseguir seu canal em São Paulo, o que ocorreu em 22 de outubro de 1975.
Em 1981 entrou no ar a Rede SBT. Em 1993 o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como “o programa mais duradouro da televisão brasileira”. O programa estava completando 31 anos.
Como isso, Silvio Santos se tornou um dos maiores empresários brasileiros. Hoje ele é proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT). Tem uma fortuna avaliada em mais de R$ 2,6 bilhão.
O Programa Silvio Santos foi ao ar pela primeira vez no dia 2 de junho de 1963, no formato de auditório e variedades. É generalizado como um programa de quadros sequenciais de brincadeiras, gincanas, disputas musicais, pegadinhas e outros. Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos.
O programa, além de transformar Silvio Santos em um dos grandes ícones da TV, também deu destaque ao locutor Lombardi, cujo rosto nunca era visto, ao produtor Roque, e a outros membros da equipe, como o animador Liminha.
O Programa Silvio Santos, ao longo dos anos, tornou-se um agrupamento de vários programas de auditório e quadros, somando quase cem atrações diferentes. São elas:
Os programas do Silvio Santos sempre tiveram a participação do auditório, as participantes são chamadas pelo Silvio de “colegas de trabalho”, além disso, é considerado “o mais feminino do Brasil”, pois a entrada de homens na plateia não é permitida.
O fato de não ter homem em sua plateia é porque Silvio acreditava que os cônjuges das mulhere poderiam ficar com ciúmes de cantores e artistas masculinos. Mas depois de um tempo, esse pensamento foi sendo ligeiramente mudado, principalmente nos programas envolvendo sorteios e perguntas e respostas.
O Programa Silvio Santos em 2008 era exibido à tarde competindo com o Domingão do Faustão no canal da Globo, Tudo É Possível com Eliana na Record e Show do Tom, o programa de Silvio alcançou a vice-liderança com média de 14 pontos.
No dia 15 de agosto de 2010, após a queda da audiência do Fantástico, o programa conseguiu atingir um índices mais significativos no IBOPE.
No domingo 21 de agosto de 2016, dia em que estava sendo transmitido a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 na Globo, o Programa Silvio Santos alcançou a liderança e chegou a marcar de 18 pontos de audiência.
Na média geral Silvio conquistou a vice-liderança com 14,2 pontos, contra apenas 6 pontos da Record. Foi a maior audiência da atração desde sua reestreia em junho de 2008. Durante a disputa com o “Domingo Maior”, Silvio Santos marcou 14 pontos contra 13 da sessão de filmes da Globo.
Em 2014 Silvio Santos foi indicado Apresentador do Ano para o Prêmio F5, durante 3 anos consecutivos, 2015 a 2017, o Programa Silvio Santos ganhou o Troféu Imprensa na categoria de Melhor Programa de Auditório, e em 2018 ganhou o Prêmio Contigo! Online. Ao todo, Sílvio Santos ganhou mais de 74 prêmios, entre eles: Melhor animador, Revelação, Líder empresarial e Comunicatividade.