Conheça os maiores produtores de petróleo no mundo
Por mais que o mundo caminhe para um cenário mais sustentável e sem a utilização de materiais não renováveis de energia, é impossível negar que o petróleo ainda domina largamente a produção de energia do mundo, seja para produzir qualquer tipo de combustível existente.

Mas afinal, você já parou para pensar em quais são os países que mais produzem petróleo no mundo? Você sabia que o país que tem a maior reserva de petróleo não está nem entre os 10 maiores produtores? Estas e outras curiosidades vamos te explicar por aqui hoje!
Maiores em produção
Antes de qualquer coisa, devemos deixar bem claro que produção de petróleo é diferente da quantidade de petróleo, pois muitas das vezes os países podem ter uma produção grande e reservas nem tão imensas assim.
Mas quando falamos de produção de petróleo, quem fica no primeiro lugar é os Estados Unidos, com cerca de 16 milhões de barris produzidos diariamente, representando 18% da produção mundial. Em segundo lugar, produzindo 11 milhões de barris diários, temos a Arábia Saudita e, logo na sequência, a Rússia fecha o pódio com 10,6 milhões de barris diários. Os três somados representam mais de 43% de toda a produção mundial.
A diferença da Rússia para os demais países é muito evidente, visto que Canadá (4º) e Iraque (5º) produzem 5 e 4 milhões de barris por dia, respectivamente. Isto representa menos da metade do que a Rússia produz.
Um outro ponto que merece destaque é que, de toda a produção mundial (cerca de 88 milhões de barris por dia), 31,3% são provenientes do oriente médio, região que ganhou notoriedade pela abundância no recurso natural.
Maiores em reservas
Quando falamos em grandes quantidades de petróleo, claramente você deve pensar que o país com as maiores reservas de petróleo deve pertencer ao oriente médio, certo? Mas você acreditaria que, na verdade, o país com mais petróleo em todo o mundo não apenas está na América como também faz fronteira com o Brasil?
Sim, o país com a maior reserva de petróleo no planeta (por mais próximo que esteja do segundo colocado) é a Venezuela! Com uma reserva de 303 bilhões de barris de petróleo, representa 17,5% de todas as reservas do planeta! O mais impressionante é que, muito por conta do governo do país, a Venezuela não está nem entre os 10 maiores produtores do mundo.
Logo em segundo lugar, temos a Arábia Saudita, que aparece colada na Venezuela, com 297 bilhões de barris como reserva, representando 17,2% do total mundial. Para completar o pódio, temos o Canadá com sua reserva de 168 bilhões de barris.
Um dado interessante para se observar é que, os Estados Unidos embora sejam de longe os maiores produtores de petróleo do mundo, são apenas o 9º em quantidade de petróleo, tendo apenas 68 bilhões de barris em suas reservas.
Destaque para a Arábia Saudita
No conjunto da obra, o que fica claro é o quanto a Arábia Saudita manda quando o assunto é tanto produção quanto em reservas de petróleo em todo o planeta, sendo o segundo maior produtor e tendo a segunda (por detalhe) maior reserva do mundo.
Por estas e outras razões a região se desenvolveu de forma tão rápida, pois no oriente médio souberam se aproveitar da riqueza que seu solo possuía. No final do dia, se ponderarmos tudo, vemos que a Arábia Saudita é a principal nação do mundo quando falamos de petróleo, fazendo com que a mesma seja líder da Opep, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
E o Brasil?
Mas você sabe como se encontra o Brasil em todo o cenário do petróleo? Hoje, somos o nono maior produtor de petróleo no mundo, com cerca de 3 milhões de barris produzidos diariamente, representando 3,4% de toda a produção mundial.
Entretanto, estamos longe do top 10 de países detentores de reservas de petróleo, contendo 13,4 bilhões de barris em reserva contra os 48 bilhões da Líbia, 10º no quesito de reserva.