Com o passar dos anos, nos acostumamos a pneus de carros feitos de borracha e ar para poder encher os mesmos. Mas e se por algum acaso tudo o que nós conhecemos sobre os pneus de carros forem por água a baixo e descobrirmos uma forma inovadora de pneu que não fure?
Foi pensando nessa ideia que a marca francesa de pneus Michelin desenvolveu um protótipo de pneu chamado Uptis em parceria com a General Motors, visando assim um futuro com pneus mais ecológicos e a prova de imprevistos como furos.
Com a parceria entre a Michelin e a GM, surgiu então o Unique Punctureproof Tire System (Sistema Exclusivo de Pneus à Prova de Furos) ou simplesmente Uptis, um protótipo de pneu que dispensa a utilização de ar nos mesmos.

Mas as inovações não ficam apenas retidas a ausência de ar. De acordo com a fabricante, existem quatro pilares que fazem com que o pneu seja uma inovação sustentável: O mesmo não utilizará ar, serão conectados entre si, impressos em 3D e serão 100% sustentáveis, provenientes de materiais renováveis ou de origem biológica.

Com o novo pneu, os condutores poderão se sentir mais seguros durante uma viagem na estrada, as operações de troca de pneus por furo serão extintas por conta da eficácia do pneu (dando maior agilidade a mecânica especializada) e a sociedade no geral utilizará menos matéria-prima para poder produzir o Uptis.
De acordo com a GM, o veículo elétrico Chevrolet Bolt será o primeiro a receber tais pneus em fase de testes em Michigan, estado aonde está localizada a sede da empresa.

A expectativa é de que, caso os testes com o Bolt sejam bem-sucedidos, no ano de 2024 a GM irá começar a implementar o Uptis em seus carros de passeio para a venda, fazendo assim com que esta tecnologia se torne mais acessível e prática para chegar até os consumidores.
A produção dos pneus convencionais prejudica o meio ambiente de forma grandiosa. Em média, cerca de 200 milhões de pneus no mundo são descartados por ano, muitas vezes por já terem sido rasgados ou furados, sendo assim impossibilitados de voltarem a circulação.

Com a chegada do Uptis, esses 200 milhões de pneus que são descartados por conta da falta de ar poderão continuar sendo utilizados de forma que o mesmo continue a rodar, ou até mesmo em algum tipo de reciclagem, além de que este maravilhoso protótipo de pneu ainda por cima é proveniente de material reciclável.
*Com informações da Michelin.
