Ao que tudo indica, a Honda tem uma tradição para as gerações do sedan Civic: Enquanto as gerações de número par serão mais revolucionárias e com visual mais esportivo, as mesmas de número ímpar possuem um aspecto mais sóbrio e sem tanta esportividade.
E neste mês, a Honda anunciou a décima-primeira geração do Civic. E adivinhe só como está a próxima geração do sedan? Ainda bem elegante, mas quem aquele toque esportivo e design futurista da geração atual.
O modelo da 11ª geração do Civic tem traços mais sóbrios e menos ousados do que na versão anterior do sedan. Tanto em sua frente quanto na traseira, que aliás perdeu as lanternas em formato bumerangue, o Civic dá sinais de que deixou de ser um modelo único e passou a se espelhar no Accord, o sedan de topo da marca japonesa.
Aliás, em todos os aspectos o Civic ficou parecido com o Accord, principalmente no formato da traseira e das lanternas, dando ainda mais ênfase na sobriedade desta geração. O modelo apresentado estava na cor Solar Flare Pearl, uma espécie de laranja brilhante.
Vale lembrar ainda que o modelo apresentado ao público ainda se trata de um protótipo, ou seja, o veículo que foi divulgado é cerca de 95% do projeto da nova geração do Civic concluído.
Assim como no visual externo, o interior apresenta linhas mais sóbrias e não tão futuristas quanto as da geração anterior. Visando agradar um público mais conservador que visava o Toyota Corolla, a estratégia da Honda de deixar seu sedan mais sério passa muito pelo interior.
De fato, ainda não foram divulgadas imagens reais do interior do novo Civic, mas através do desenho do projeto, já se torna possível observar diversas alterações como o volante e a novas central multimídia acima do painel, ao contrário da geração atual, onde ficava localizada em baixo.
O que se sabe até o momento é que as motorizações devem permanecer as mesmas, porém com algumas modificações. O Civic terá versões 2.0 aspirado, 1.5 turbo, 2.0 turbo e deve ganhar uma versão eletrificada.
Outro fato interessante é que o Civic deve continuar a ter suas vertentes, como por exemplo a versão Hatch, o Civic Si e o Type R. A única baixa acabou sendo a versão cupê do veículo, que deixará de ser produzida por conta do baixo número de vendas.
A previsão de estreia do modelo é de que suas versões comecem a chegar ao mercado no segundo semestre de 2021, tendo assim pouco mais de seis meses para que o veículo seja anunciado em sua totalidade.
Já no Brasil, ainda não temos qualquer informação sobre quando o modelo chegará por aqui. Houve inclusive um boato, não confirmado pela Honda, de que o Civic seria descontinuado por aqui. Portanto, o que nos resta é aguardar para ver quais versões do Civic teremos disponíveis nos próximos e anos e, principalmente, se o sedan da Honda continuará a ser vendido em terras tupinambás.
*Com informações da Honda e Carro.Blog.Br.