Um dos modelos de motocicleta que mais tem feito sucesso nas últimas décadas é a Honda Biz. A prova disso é que ela está em produção desde 1998, quando substituiu a memorável Honda C100 Dream.
Sabendo que ela ainda cai no gosto dos motociclistas de todos os tempos, a Honda está lançando com exclusividade a geração Honda Biz 125 e Biz 110i 2022, com novidades estéticas e atualizações importantes.
A Honda Biz 2022 foi pensada para o Brasil. Se pensarmos que a primeira Biz chegou às ruas em 1998, podemos imaginar que ela tenha recebido diversas atualizações ao longo do tempo. Nada mais verdadeiro.
Mas isso também significa que a pequena Honda CUB (Category Upper Basic) caiu no gosto dos brasileiros, do contrário já teria sido substituída pela marca há muito tempo. Por isso, a Honda está apresentando ao público a nova Biz 2022.
Nascida de um arrojado projeto que deu origem à Honda C100 Dream, temos hoje o que há de mais moderno numa motocicleta, com duas versões disponíveis – a 125 e a 110i – com importantes novidades nessa nova geração.
Com destacamos antes, a Biz é um dos modelos mais antigos de motocicletas que ainda circulam nas ruas depois de tanto tempo. Mudar alguma coisa nela significa muita ousadia, e a certeza de que vai dar certo.
Para isso, a Honda transformou um clássico em algo ainda mais genial, aliando praticidade, segurança e tecnologia para te auxiliarem no dia a dia. E também porque não podia simplesmente ficar parada no tempo esperando que a concorrência conquistasse seu nicho de mercado.
A Honda Biz pode comprar seu próprio sucesso apenas apresentando o número de unidades que foram produzidas ao longo de sua existência: mais de 4 milhões de unidades foram comercializadas no Brasil nesses 23 anos de história.
A nova Honda Biz 2022 foi reformulada, ganhou mais espaço útil sob o assento, teve seu design atualizado, bem como as suas cores, mas não perdeu em nada a robustez, economia e simplicidade no uso urbano.
Uma das grandes conquistas da Honda Biz é a versatilidade que ela oferece ao apresentar duas versões, uma com 125 cc e a outra com 110 cc, adequando-se aos mais diversos tipos de público e de bolso.
A primeira versão conta com o motor monocilindro OHC arrefecido a ar com 124,9 cc, capaz de gerar 9,2 cv e uma potência de 1,04 kgfm. O sistema de alimentação é o PGM-FI que admite gasolina e etanol, fazendo dela um dos poucos modelos flex no mercado das motocicletas.
Já a segunda versão, o motor também é monociclindro OHC arrefecido a ar, mas com 8,33 cv de potência e um torque de 0,89 kgfm de torque. Contudo, neste caso o motor pode ser alimentado apenas com gasolina.
Outro grande destaque da Biz, de uma forma gral, mas especialmente nessa versão 2022 é sua excelente ciclística. Esse é, talvez, o principal motivo de as pessoas comprar uma Biz.
Na versão 2022 o modelo conta com chassi tubular de aço, suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira, tanto na versão 125 quanto na 110i.
Mas existem algumas leves diferenças entre as duas. A versão 110i usa rodas raiadas, de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira, com freios a tambor na dianteira e traseira, e freios com o sistema CBS.
Na versão 125 as rodas são de liga leve, com as mesmas polegadas, também equipados com sistema CBS (Combined Brake System), mas com disco na dianteira e tambor na traseira.
A Biz ainda não conta com câmbio automático, como é o caso de sua irmã maior PCX, mas já tem um sistema que ajuda imensamente, o câmbio semiautomático. O piloto não precisa acionar embreagem para fazer a mudança de marcha.
Além disso, ela conta com algumas outras vantagens, como a partida elétrica e o compartimento de porta-capacete sob o assento, com abertura comandada pela chave, o que oferece mais segurança.
Também traz: painel totalmente digital LCD com tecnologia blackout e luz ECO, tomada 12V no compartimento porta-capacete, escudo frontal, que é perfeito para proteger as pernas.
O preço também é um dos grandes atrativos da Biz, e na versão 2022 isso não será diferente. Embora tenha recebido diversas atualizações, o modelo não aumentou proporcionalmente de preço, mantendo-se dentro de um bom custo/benefício.
Esses valores ainda incluem: 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões a partir da 3ª revisão. Só não anda de moto quem não quer.