Como usar a embreagem corretamente com o freio ou na subida

Dirigir e controlar um veículo é tarefa fácil pra muitos motoristas, porém sempre há duvidas quanto a embreagem. Vamos falar em como é mais indicado o bom uso da embreagem veicular garantindo segurança e uma melhor dirigibilidade para quem tem essa dúvida. Importante a se saber é que a embreagem é um recurso utilizado em automóveis, e faz parte do sistema de transmissão.

Carros
6 meses atrás
Como usar a embreagem corretamente com o freio ou na subida
Como usar embreagem no carro corretamente (Foto: reprodução)

O que é a embreagem

Dentro do carro nós temos o pedal da embreagem, como todos já sabemos, mas este pedal não é a embreagem propriamente dita, mas sim um item que a acionará. A embreagem veicular, nada mais é do que um disco que fica junto ao motor do carro que é alcançada via pedal (carro, perua, caminhão) ou maçaneta (moto). Ela é a responsável por receber toda a força produzida pelo motor, repassando às rodas do carro ou da moto, etc. O pedal da embreagem é o que a aciona, quando o pedal é apertado (ou maçaneta) é sinônimo de desligá-la, quando solto, ela naturalmente, fica ligada ao motor. Saber usar este recurso de forma correta é fundamental e importante para que se possa dirigir bem qualquer automóvel.

Este é o sistema responsável por transmitir a força do motor às rodas do carro para que ele se movimente, possuindo engrenagens usadas de acordo com a velocidade do carro no momento.

A embreagem deve ser pisada toda vez que freamos

Não, apenas quando é preciso estacionar ou parar o seu carro, é preciso desligar a embreagem, no caso de ficar ligada ela fará o veículo morrer. A dica é de que quando precisar imobilizar o veículo, será imprescindível que reduza a velocidade usando o freio. Neste momento você não pisará na embreagem, somente o fará quando o seu carro estiver quase parado mesmo, ou seja, quando o carro estiver quase imobilizado você então pisará na embreagem e terminará de parar o carro usando freio.

Devemos pisar no freio durante descidas

Durante qualquer descida você não precisa usar a embreagem, isso poderá sobrecarregar seu freio. No caso de parar ou realizar troca de marchas, é importante o seu uso. O mesmo acontece numa reta, caso diminua a velocidade, mas se permanece na mesma marcha da velocidade não é preciso que se faça a troca de marcha, sendo assim, não usará a embreagem.

Como é o mecanismo

Quando o pedal da embreagem é acionado, você está desligando ela do motor, este é o momento em que torna-se possível trocar marchas ou parar o veículo sem que ele morra. Sempre quando estiver trocando de marchas, precisará soltar o pedal da embreagem de forma suave, assim não causará trancos no carro (trancos ocorrem quando o motorista solta o pedal da embreagem rapidamente, ou seja, de uma vez, causando então a ligação dela junto ao motor bruscamente – é um tranco característico). Soltando o pedal suavemente e com cuidado, a ligação acontece sem pulos.

Cuidados e riscos

Atenção, quando o motorista mantém o pé na embreagem, causa um desgaste prematuro do disco levando provavelmente a um superaquecimento do sistema. O maior risco é de que poderá ficar sem conseguir engatar qualquer marcha ou fazer qualquer arrancada com o carro de uma hora para outra (farol, lombada, etc) e no meio da rua.

Vida útil da embreagem

Geralmente, ela dura entre 70 mil e 80 mil quilômetros rodados, mas seu uso irregular poderá reduzir em até 10 mil km rodados. Um sintoma muito comum de desgaste dela é sentir o pedal pesado, com dificuldades de engatar as marchas. O motorista pode não sentir absolutamente nada enquanto está dirigindo, a dificuldade está em quando ele precisar sair com o veículo parado (dar a partida no semáforo ou na saída de um estacionamento são bons exemplos). A embreagem de um automóvel endurece com o tempo de uso, é normal. Mas isso só acontece depois de muitos anos, um motorista mais cuidadoso consegue mantê-la suave durante um período maior de tempo.

Dicas

Podemos dizer que o pedal (maçaneta) da embreagem só deve ser acionado quando há troca de marchas ou antes que seu veículo seja completamente parado. Então você irá usá-la quando parar num cruzamento, reduzindo e colocando uma marcha compatível – normalmente segunda, e quando estiver quase parando você irá pisar no pedal da embreagem até o fim dele e em seguida parar o veículo.

O hábito de descansar o pé no pedal provoca o desgaste da peça, mesmo que não pise até o fundo e ligar o carro com o pé na embreagem alivia a carga no volante do motor. Sobre o que é certo, sempre pisar primeiro no freio e somente depois na embreagem, isso evita que o motor fique desengrenado ou dificulte o controle do carro em qualquer situação de risco. E a última consideração é de que pisar na embreagem quando se atravessa buracos ou qualquer tipo de depressões na pista deixa a caixa de marcha mais protegida do impacto.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?