Como tirar mofo de jaqueta de couro? Veja como limpar e tirar cheiro

Sabe aquelas peças de couro que você adora levar para as viagens mas ficaram guardadas por muito tempo? Uma roupa tão elegante merece cuidados especiais, veja como.
Publicado em Vida dia 3/10/2019 por Alan Corrêa

Em primeiro lugar, cabe um esclarecimento. A Lei Federal 4.888, vigente desde 1965, proíbe a utilização da palavra couro em produtos que não sejam obtidos exclusivamente da pele animal. Desta forma, vamos tratar nesta matéria o couro que não é in natura como “artificial”.

É permitido usar “legítimo” ou “natural” somente para aqueles cuja matéria-prima têm origem animal, de fontes produtoras de animais para engorda ou abate, que são submetidos a processos artesanais ou industriais para lançar no mercado artigos resistentes, porém, com design e acabamento de fábrica.

Os artificiais são produzidos industrialmente utilizando componentes químicos que o transformam em um material próximo a qualidade do couro, com um acabamento e design de alto padrão para consumo, porém, têm menor resistência.

Para ter maior durabilidade, resistência e qualidade estética, os fabricantes de calçados, vestuário, móveis, automóveis, entre outros, preferem oferecer produtos de couro “legítimo”. Ele possibilita uma acabamento de maior elegância e beleza, perfeito para artigos de alto padrão como bolsas, jaquetas, estofamento de carros, selas de cavalo, entre outros.

O couro in natura é um material orgânico que precisa de cuidados especiais. Como precisa de ventilação, não se deve guardar peças de roupa em saco plástico para evitar descoloração e mofo. (confira dicas sobre cuidados com jaquetas de couro).

O ideal é tratá-lo com alguns produtos específicos disponíveis no mercado.

Roupas de couro

Sabe aquelas peças de couro que você adora levar para as viagens mas ficaram guardadas por muito tempo? Uma roupa tão elegante merece cuidados especiais, veja como:

Conservação correta

O couro é um tecido natural e cheio de particularidades. Como precisa de ventilação não se deve guardá-lo em saco plástico, pois pode causar descoloração e mofo.

Uma vez por mês, recomenda-se colocar a peça pendurada em local arejado e à sombra. Quando guardada muito tempo dentro do armário aparecem marcas dos cabides nos ombros, que podem ser removidas com ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80º C. Cuidado: coloque um pano leve sobre a superfície a ser passada para não queimar o couro e resgatar o aspecto normal.

Limpeza do mofo

Geralmente, manchas de mofo saem fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água. Deixe descansar um pouco e depois lave normalmente.

Alguns casacos de couro não recebem tratamento antimofo. Basta utilizar vinagre, de preferência o de álcool que, além de incolor e mais barato, deixa menos cheiro.

Você precisará de:

  • Um pouco de vinagre com álcool
  • A mesma quantidade de água filtrada
  • Uma escovinha

Procedimento

  1. Primeiro, misture o vinagre com a água e coloque em um pratinho meio raso.
  2. Vá molhando a escovinha na mistura e passe no casaco até quase ensopá-lo.Passe em toda a peça e não somente nas áreas afetadas.
  3. Depois pendure a jaqueta em um local arejado por alguns dias até que seque completamente eliminando o cheiro do vinagre.
  4. Por fim, passe uma flanela.

Atenção!

  • Não utilize vinagre colorido, com certeza manchará sua roupa.
  • Quando a peça estiver muito suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.

+ Moda