Poupar dinheiro para o futuro é uma decisão muito importante na vida de uma pessoa. Seja para poder ter uma aposentadoria tranquila, para planos futuros ou até para pessoas próximas, independente do motivo, guardar dinheiro é de muita importância e os brasileiros tem começado a perceber o quão importante é essa ação para o futuro.
A Modalidade de guardar dinheiro mais famosa, a poupança, vem perdendo a credibilidade dos brasileiros por estar rendendo muito pouco nos últimos anos. Com isso, uma janela de oportunidades surge como uma forma segura de se investir o dinheiro e, principalmente, rendendo mais. Nos últimos anos, o Tesouro Direto vem ganhando força como o investimento favorito dos brasileiros. Mas como começar a investir nele?
Fundado ainda em 2002 em uma parceria do Tesouro Nacional com a BM&F Bovespa, o tesouro direto nasceu com o intuito de globalizar o mundo dos investimentos, podendo fazer com que desde o pequeno até o grande investidor possam utilizar o mesmo. Antigamente, o tesouro direto só era permitido em fundos de renda fixa instituídos pelos bancos, o que mudou bastante com o tempo.
Funciona da seguinte forma: Você “emprestará” seu dinheiro ao governo federal e será recompensado por meio de um título público de renda fixa que, por sua vez, retornarão este dinheiro para você com um certo rendimento sobre o tempo em que você empresta esse dinheiro. É considerado um investimento de risco baixíssimo justamente por ser o governo federal que irá devolver o dinheiro. Dá pra acompanhar todos os investimentos pelo celular.
Existem dois tipos de tesouro direto que podem ser escolhidos de acordo com o que você procura: O prefixado e o pós-fixado. No prefixado, você já saberá quanto irá ganhar ao final de sua aplicação, sendo que a não poderá haver oscilação nos rendimentos. Já no pós-fixado, existe a variável onde os rendimentos podem variar de acordo com a taxa Selic (maior liquidez) e onde varia de acordo com o IPCA, sendo uma estratégia melhor para investimentos a longo prazo visto que não é necessário se preocupar com o avanço da inflação.
Se você percebeu que a poupança realmente não é mais um investimento tão vantajoso para seus planos e agora decidiu que irá aplicar seu dinheiro no tesouro direto, eis a questão: Como faço para aplicar o dinheiro?
Existem diversos meios para se investir no tesouro direto. Você pode desde entrar no site do governo e adquirir um título ou até mesmo comprar o título diretamente de seu banco. O único problema é que seu banco irá cobrar taxas para que seu dinheiro fique investido (isso mesmo)!
Agora caso você queira fugir destas taxas que os grandes bancos cobram para você investir seu dinheiro, basta ir atrás de uma corretora de valores e abrir sua conta em alguma onde não te cobrem a taxa pelo investimento. Algumas como o BTG Pactual Digital e a Moda Mais não cobram taxas no investimento do tesouro direto além de poderem programar investimentos mensalmente.
Supondo que você já tenha criado sua conta em uma corretora de valores, você deve escolher o título que mais te apetece. Com o melhor investimento em vista, agora basta transferir o dinheiro de sua conta para a corretora e seguros e, após isso, aplicar no tesouro direto que preferir.
É muito importante que você coloque para continuar investindo seu dinheiro continuamente, pois é necessário que o investimento se torne um hábito e uma ajuda da instituição a não te ajudar a esquecer é um tanto quanto importante.
Com essas informações, já se torna possível que você tome a decisão de largar a poupança e comece a investir no tesouro direto, pois afinal de contas, queremos ver nosso dinheiro rendendo cada vez mais! Porém cuidado com as promessas de rendimentos muito elevadas, pois muitas vezes podem ser falaciosas.
Através do site do Tesouro Direto: com a sua senha, você acessa a área restrita do site e realiza a compra, a venda, a programação de investimentos, a consulta de extrato, dentre outras transações;
Através do site da sua Instituição Financeira: algumas instituições habilitadas integraram seus sites ao do Tesouro Direto, tornando-se um agente integrado. Isso significa que você pode comprar e vender títulos públicos no site da própria instituição financeira, a qualquer momento, com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto.
Por meio de sua Instituição Financeira: você autoriza sua instituição financeira a negociar títulos públicos em seu nome. Procure saber se a instituição que você escolheu oferece essa funcionalidade.
O site do Tesouro Direto fica disponível para você realizar consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nos dias úteis, das 9h30 às 18h, você poderá investir e resgatar com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência. Você poderá realizar investimentos e resgates, mas serão considerados os preços e taxas de abertura do mercado do próximo dia útil. Nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.
*Com informações do Tesouro Nacional.