Como funciona o consórcio de imóveis

Entre os maiores sonhos de todos os brasileiros, o de adquirir a casa própria é sem dúvidas o maior e mais desafiador de todos eles. Não precisar mais pagar o aluguel, ter um canto para chamar de seu e a tranquilidade de ter um imóvel são alguns dos propósitos que levam as pessoas a quererem adquirir um imóvel.

Economia
3 meses atrás
Como funciona o consórcio de imóveis

Mas o grande entrave de toda a realização desse sonho está justamente no preço dos imóveis que, geralmente, possuem um valor muito elevado e que pouquíssimas pessoas possuem o dinheiro disponível para pagamento a vista. Com isso, diversas formas de financiamento surgem como opção para se juntar o dinheiro necessário. Uma dessas opções é o consórcio imobiliário, que cada vez mais vem ganhando força no Brasil.

Simulador de Consórcio

Antes mesmo de fechar um negócio real, é bastante interessante você fazer todas as contas e projeções para saber se conseguirá honrar suas dívidas no futuro.

Uma poderosa ferramenta que irá te auxiliar nesta etapa são os simuladores de consórcios de casas e apartamentos, com eles você poderá ter uma ideia de quanto pode gastar e os valores que terá que pagar mensalmente para garantir seu imóvel.

O que é um consórcio?

Muitas pessoas já ouviram falar em consórcio, mas possuem receio de entrar em um justamente por desconhecer como funciona todo o mecanismo por meio desta forma de financiamento.

O consórcio nada mais é do que uma espécie de financiamento coletivo. Você irá se inscrever em um plano com um valor determinado no final e, juntamente com outras pessoas com perfil similar ao seu, deverá ser paga uma mensalidade até o termino do plano e que todos os participantes tenham sido sorteados.

Conforme forem passando o meses, ocorrerão sorteios que definirão quem receberá o valor combinado. Mesmo após ser contemplado com o valor, é obrigatório que as mensalidades continuem sendo pagas. Caso você tenha algum dinheiro em mãos, é possível agilizar esse processo dando um “lance” e oferecendo uma antecipação do dinheiro para poder contar com a contemplação o quanto antes.

Existem também taxas como o fundo administrativo, o fundo de reserva e o seguro proteção premiada (que é opcional).

Desvantagens do Consórcio

Aparentemente, por não pagar juros tão elevados e por durarem menos tempo que um financiamento convencional, o consórcio é uma opção sem erros, certo? Pois bem, as coisas não são bem assim…

Falando de maneira financeira, ao se realizarem simulações para pagamento em 15 anos, o financiamento obteve um valor total menor a ser pago, mesmo contendo juros mais altos. Isso se ocasiona devido a alta taxa de administração cobrada nos consórcios.

Outra coisa que pode prejudicar o consórcio são as pessoas que estão no grupo juntos com você. Pode ser que a taxa de inadimplência seja alta e que o valor total demore mais que o convencional por ser sorteado, assim atrasando planos e fazendo o processo se tornar mais longo e mais caro, consequentemente.

Também existe um outro fator que pode implicar no consórcio que é…sorte! Isso mesmo, você deve estar preparada para que possa ser contemplado com o valor já no primeiro mês como no último mês. Portanto, saiba que os consórcios não são para pessoas com planos a curto prazo (a menos que você de um lance).

Quando o consórcio vale a pena?

Agora você deve estar realmente pensando se um consórcio imobiliário realmente vale a pena, certo? Mas fique tranquilo porque se fosse tão terrível assim, não existiria mais essa modalidade.

Se você é uma pessoa sem pressa de decidir o seu futuro, com planos a longo prazo ou que quer começar a ter o dinheiro para comprar uma casa no futuro, ambas opções que exigem paciência do cliente, o consórcio pode sim ser uma opção (e muito boa) a ser considerada.

Outras formas de adquirir um imóvel

Além do consórcio, ainda existem outras formas de conseguir conquistar o imóvel próprio. Uma delas é o tão famoso financiamento imobiliário, onde você receberá o dinheiro total emprestado e pagará ao banco com juros. Mesmo saindo muitas vezes mais caro, é ainda assim a modalidade mais utilizada para se adquirir um imóvel no Brasil.

Mas também existe um método que, embora mais demorado, é o melhor sem dúvidas. Invista seu dinheiro! Se você começar a guardar seu dinheiro com a mesma disciplina de um financiamento, além de ter um valor maior com possibilidade de conseguir um negócio maior, ainda poderá ter juros retornados para sua conta, ajudando assim a gerar um dinheiro extra.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?