Há três características para serem consideradas na hora de escolher o melão, são elas: casca, cheiro e o aspecto da fruta. No entanto, nem sempre é feita da mesma maneira a escolha de frutas, ou seja, cada uma tem suas próprias características que indicam se estão maduras ou não.
Também existem diversos tipo de melão hoje em dia, que podem ser brancas, verdes e amarelos. Porém o melão amarelo, conhecido como pingo de mel, é o mais consumido por aqui no Brasil.
O melão possui muitos benefícios, começando por ser rico em vitaminas A e C, além disso tem pouca caloria, justamente por ser constituído com cerca de 90% de água.
A melhor época para comprar melão é no mês de dezembro, pois é quando ocorre as melhores safras e nisso o preço também fica menor.
Primeiro verifique a resistência das extremidades, para isso pressione levemente a parte inferior do melão (oposta à haste), se constatar que está duro é sinal que o melão ainda está verde, e se caso ele ceder um pouco, significa que está no ponto, ou se ceder facilmente é porque a fruta está muito madura. Os melões que não possui caule são os mais maduros.
A segunda característica importante é observar o se não há rachaduras, furinhos ou partes moles e escuras por fora. O correto é que o melão possua um aspecto físico bem atrativo, com cor forte e casca firme, porém rugosa. Note também, se ao sacudi-lo as sementes não estão soltas, pois isso significa que o melão está maduro.
Por fim, cheire a extremidade do caule do melão, se sentir um aroma ligeiramente frutado é sinal que a fruta está madura e adequada. Caso sinta cheiro de mofo o melão não está bom, por isso evite comprar.
Se o melão está inteiro e ainda verde pode ser mantido fora da geladeira, depois de aberto aí sim é guardado na geladeira, porém deve-se consumi-lo rapidamente pois estraga fácil, além de absorver cheiros de outros alimentos da geladeira, por isso veja bem onde guardá-lo e procure cobrir ele.