Ah, a salsicha! O ingrediente principal do cachorro quente e do enroladinho de salsicha consegue facilmente dividir opiniões quanto aos seus malefícios a saúde e também a forma em que as mesmas são produzidas.
Já dizia o antigo chanceler alemão Otto Von Bismarck que “Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. Frases como essas só ajudam a reforçar os boatos de como é produzida a salsicha, chegando até mesmo a alegarem que as mesmas são produzidas com jornal. Mas afinal, como é feita a salsicha?
Se você realmente acreditou que a salsicha era feita com jornal, você foi enganado por um bom tempo. Na verdade, a salsicha é como qualquer outra carne que comemos, mas com algumas mudanças que podem causar certo nojo.
Por exemplo, quando se tem uma produção de carne, é extremamente comum sobrar uma grande quantidade de cartilagem, gordura e miudezas depois de remover bifes, costeletas, peitos, costelas, coxas, pernas e lombos. Algumas são feitas com materiais mais básicos e outras mais nobres, depende muito da marca da salsicha que você for comprar.
Mas não pense que só porque a salsicha não é feita de jornal que a mesma não faz mal para a saúde caso consumida em excesso. Pessoas que comeram carne processada regularmente por dez anos tiveram um aumento de 50% nas ocorrências de câncer no baixo cólon e no reto, dados que são um tanto quanto preocupantes para quem consome salsichas com frequência.
Agora que já sabemos a composição de uma salsicha, vamos para a parte que realmente interessa: Como que uma salsicha é produzida.
Primeiramente, todos os restos da carne são moídos até formar uma massa extremamente fina, chamada de carne industrial. Nessa massa, diversas especiarias como alho, cebola, pimentas e outras são adicionadas a carne para dar um sabor a mesma (novamente, a qualidade dos ingredientes varia de marca para marca), além de outros produtos que ajudam na durabilidade da salsicha como sódio e fosfatos.
Com a massa pronta, a mesma é colocada em uma forma chamada “tripa artificial”, onde ganhará a forma que conhecemos. Logo em seguida as salsichas são colocadas banho-maria para que em seguida as mesmas possam ser resfriadas e terem seu envoltório de plástico removido. Ao final de tudo, a massa recebe um banho de corante na cor laranja, onde a salsicha ganha sua tradicional coloração alaranjada.
*Com informações da Super, Gizmodo e Nova Escola.