Como é feita a barra de cereal

As barrinhas de cereais chegaram no brasil na década de 90, e desde então foram vista como forma de complementar a alimentação de quem pratica atividade física. Também são reconhecidas pelos benefícios das fibras e cereais, que proporcionam um bom funcionamento do intestino. Além de serem uma boa opção para quem quer fazer um lanchinho rápido na correria do dia a dia.

Ciência
1 mês atrás
Como é feita a barra de cereal

Saiba mais

Existem diversas opções disponíveis no mercado, as barras energéticas e nutricionais podem ser divididas em: barra de cereais fibrosos, energéticas, proteicas, dietéticas e light. Além das barrinhas de sabores doce, como ameixa-preta, damasco, pêra, maçã, coco, mamão, banana, também tem as barrinhas salgadas, feitas de castanha de caju torrada, soja granulada e gergelim.

As barras contêm fibras, vitaminas, minerais e cereais integrais, que por sua vez, são fonte de carboidrato, que fornece energia para as necessidades físicas e mentais diárias. O melhor horário para comê-las é entre as refeições, no entanto, é preciso ter cuidados, e saber que não deve usá-las para substituir refeições, e nem consumi-las em excesso.

Assim como umas fruta ou iogurte, a barra de cereais é indicada para os lanchinhos como uma forma de variar na dieta. A dica é sempre analisar o rótulo e escolher a barrinha ideal para você, as barrinhas que possui mais fibras são as ideias para serem consumida antes das refeições, as energéticas são para consumir antes dos exercícios físicos, as barrinhas que tem mais proteínas vegetais são boas para comer logo depois da malhação, já as light é para quem quer controlar o peso.

Barrinhas de cereais são ótimas para quem pratica exercícios
Barrinhas de cereais são ótimas para quem pratica exercícios

O recomendado é consumir de 1 a 2 barras por dia, pois, pode causar desconforto, distensão abdominal e formação de gases por conta da quantidade de fibras.

Saiba como são feitas as famosas barrinhas de cereais

Cerca de 382 milhões de barras de cereal são produzidas por ano no Brasil, seu processo se inicia colocando os flocos de arroz na misturadora, junto com todos os outros ingredientes que vão fazer parte da ação.

As frutas são picadas manualmente e seguem para a mistura da massa, e em seguida passa por uma máquina para ser compactada, formando o tapete de cereais, como é conhecido.

Esse tapete então, passa por dois rolos calibrados que alisam sua superfície e esfriam a massa, que deve sair em uma altura entre 13 e 14 milímetros. Os rolos são gelados com água fria, bombeada no interior dos cilindros.

O tapete, já alisado, encara um longo caminho de resfriamento. Ele passa demoradamente por 20 metros de câmaras com ar condicionado. No final, ela deve estar a 20°C.

Ingredientes da barra de cereal
Ingredientes da barra de cereal

O tapete de cereais será cortado no formato das famosas barrinhas. Mas antes, ele passa por uma máquina que as corta transversalmente.

Antes de ir para a próxima etapa, ela precisa passar por uma esteira separadora. Pois, como a goma de açúcar ainda está fresca, as barras poderiam grudar umas nas outras se continuassem juntas.

Para adquirir o formato de barrinha, as tirar de cereais passam pela guilhotina. A máquina executa um movimento de “corta e empurra” para separar as unidades.

Depois vem o processo de embalagem, o tubo de embalagens é dividido em doces individuais nessa etapa. Um cortador, chamado de mordente giratório, corta e lacra a embalagem, finalizando-a.

Ao final, cada barrinha é inserida em uma caixa, pronta para a venda e distribuição.

Como fazer sua própria barra de cereal saudável

Como fazer barra de cereal
Como fazer barra de cereal

Primeiro separe os ingredientes:

  • 4 XÍCARAS DE GRANOLA
  • 3 COLHERES DE MEL
  • 1 BANANA NANICA OU PRATA
  • 150g UVA PASSA

Depois leve a banana cortada e o mel para uma panela no fogo, faça tudo em fogo baixo, e deixe até que fique bem derretida.

Em seguida passa para a montagem das barrinhas, use uma vasilha grande para misturar a granola e a uva passa com a liga que fez de banana. Mexa bem, até misturar tudo.

Após isso, pegue uma assadeira e passe um pouquinho de óleo, para não grudar. Coloque toda a mistura feita anteriormente, procure compacta-la bem na assadeira.

Feito isso, leve para o forno pré aquecido a 180º, e deixe em torno de 15 minutos.

Pronto! Só tirar do forno e cortar.

*Com informações da Exame, Terra e Brasil Escola.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?