Se você foi pedir um financiamento ou um empréstimo e o pedido foi recusado, provavelmente seu score está baixo. Mas o que isso significa? Melhor ainda, como aumentar o score para conseguir ser aprovado?
Saiba que é possível consultar seu score de forma gratuita com o Serasa Score. Essa pontuação vai de 0 a 1.000, e indica as chances de você pagar as contas nos próximos 12 meses. Veja como funciona.
O score Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e que avalia as chances de um CPF pagar as contas nos próximos 12 meses. Esse cálculo é feito com base no histórico do CPF ao longo do tempo.
Vamos supor que você pagou todas as contas em dia nos últimos 2 anos, e entre essas contas estão financiamento de carro e casa, empréstimo para um curso, aluguel e outras. Tudo pago em dia. Claro que essa pessoa terá uma aprovação muito mais fácil quando for pedir um novo empréstimo ou financiamento, seu histórico é favorável.
Se, pelo contrário, você tem dívidas em seu nome, não pagou nem a conta de luz dos últimos três meses, e está com dois financiamentos atrasados, isso vai jogar em seu desfavor, e será muito difícil conseguir um empréstimo ou financiamento.
Financiamento ou empréstimo, desde que feitos em conjunto com um bom planejamento financeiro, podem ajudar você alavancar sua vida, seu negócio ou sua carreira. Mas se o seu score estiver baixo, você não vai conseguir a aprovação.
Como saber, entretanto, o nível do seu score? O que esse nível significa? A Serasa permite que você faça a consulta de forma simples, rápida e gratuita. Basta baixar o app e criar uma conta.
Além de poder consultar seu score pelo CPF no aplicativo da Serasa, você ainda consegue negociar possíveis dívidas que estejam pendentes, e que deixam seu score baixo, e ainda pode encontrar outras linhas de crédito disponíveis para você.
O mais interessante é que essas negociações normalmente são benéficas para a pessoa. Ou seja, são oferecidos grandes descontos para quitar as dívidas. Assim, você sai ganhando, fica com o nome limpo e aumenta seu score.
Na consulta ao CPF pelo aplicativo Serasa você consegue ter um maior controle de sua vida financeira. Ali você vai conseguir verificar se há dívidas, protestos, ações judiciais ou cheques sem fundo registrados no seu CPF.
Uma das grandes vantagens do aplicativo Serasa é a possibilidade de você renegociar suas dívidas. Em alguns casos as ofertas de desconto podem chegar a 90% para você ficar com o nome limpo. E você pode fazer isso sem sair de casa, em alguns poucos minutos.
Mas o aplicativo Serasa oferece muito mais do que isso. Com ele você pode proteger os seus dados, pode bloquear ou desbloquear o score para consultas de terceiros, pode receber alertas de consultas feitas ao seu CPF, e até saber de seus dados estão circulando na Dark Web.
Também poderá configurar a conta para receber avisos sempre que houver uma dívida, um protesto, negativação ou cheque sem fundo relacionado ao seu CPF ou ao CNPJ da sua empresa.
Num primeiro momento você pode pensar que não é bem assim, as empresas não consultam o score de seus possíveis clientes. Mas isso não é verdade, as empresas consultam sim o score pelo CPF da pessoa antes de oferecer algum produto.
Se alguém te pede dinheiro emprestado, você vai fazer uma boa ponderação sobre a possibilidade que essa pessoa tem de te pagar o valor emprestado dentro do prazo combinado, não é? As empresas fazem a mesma coisa.
Rede lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, bancos, financeiras em geral fazem a consulta do seu CPF antes de aprovar algum produto cujo pagamento será feito depois da prestação de serviço ou entrega do produto.
Brasileiro é curioso por natureza, mas não é possível consultar o CPF de terceiros, uma vez que essa informação está destinada apenas para auxiliar a análise de crédito a ser concedida.
Por isso, essa informação está disponível apenas para a própria pessoa ou para as empresas, com objetivo de montarem um processo de tomada de decisão. Para as empresas esse serviço não é gratuito.
Outra forma de você aumentar seu score, além de pagar as contas em dia, é ter o Cadastro Positivo, onde estão reunidas todas as informações do seu histórico de crédito, e não apenas as contas que você deixou de pagar.
Entre elas podemos destacar: