A Prefeitura de Balneário Camboriú, localizada no Litoral Norte, está realizando uma licitação para uma obra que visa conter o avanço da erosão marítima que já consumiu 70 metros da faixa de areia em um trecho da Praia Central. Essa região, que passou por um grande projeto de alargamento em 2021, será isolada novamente para receber um novo serviço nas próximas semanas.
De acordo com o engenheiro Rubens Spernau, responsável pela fiscalização das obras na praia, estima-se que o custo da nova construção seja em torno de R$ 3 milhões. O objetivo é colocar tubos geotêxteis próximos à margem da praia, a fim de impedir o avanço da água. A data de início da obra ainda não foi divulgada.
O trabalho será concentrado exclusivamente na região da Barra Sul, localizada na ponta da praia, que tem sido afetada pela intensa erosão (ver foto acima). O engenheiro ressalta que a perda de espaço já era esperada nessa área. Por essa razão, durante os trabalhos realizados em 2021, foi realizado um reforço de areia na região.
Após a conclusão do grande projeto, a faixa de areia na região da Barra Sul tinha 180 metros entre o início do mar e o fim da areia. No entanto, devido à erosão nos últimos dois anos, esse espaço diminuiu para 110 metros. Em toda a extensão da praia, a média de aumento foi de 25 para 70 metros.
A decisão de realizar essa obra teve como objetivo evitar que novos problemas ocorram na região, que, antes do projeto de alargamento, estava quase sem faixa de areia. Em dias de ressacas fortes, era comum que o mar invadisse a Avenida Atlântica, causando danos à cidade.
Na mesma área afetada pela erosão, moradores já relataram o surgimento de um “degrau” próximo à margem do mar em novembro de 2022. Além disso, é possível avistar uma estrutura de concreto que pertencia a um antigo restaurante flutuante na região.