CNH Digital: baixar app Carteira Digital de Trânsito no seu celular..

Publicado em 12/10/2022 por Alan Corrêa

Se você ainda não conhece o app CNH Digital, está perdendo a chance de ter a Carteira Digital de Trânsito no seu celular, tendo acesso a informações e sem pagar nada.

A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas.

Baixar Carteira Digital de Trânsito

Para ter acesso a CNH Digital, você deve fazer o download do app “Carteira Digital de Trânsito”, ele está disponível para os principais smartphones no mercado brasileiro.

Após baixar o app Carteira Digital de Trânsito, você terá que seguir alguns passos pedidos pelo app para gerar sua “CNH Digital“.

O app é gratuito e bem fácil de utilizar, para baixar você deve ir até sua loja de aplicativos. No caso de usuários com Android, o download é feito pelo Google Play, já os donos de iPhone, devem baixar pela Apple Store.

Vale lembrar que você deve baixar apenas o aplicativo oficial, que é desenvolvido pelo Governo brasileiro, pois é o único que podemos confiar na segurança e na veracidade das informações apresentadas.

App CNH Digital

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito é possível baixar o documento e ter acesso mesmo offline.

Como fazer cadastro positivo de condutores pelo app

Motoristas podem aderir ao cadastro positivo ( Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Os motoristas já podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, ele tem o objetivo de premiar a boa conduta de motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

O cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e seu lançamento faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela pasta.

Pelo app você pode ter acesso ao recurso acessando App CNH Digital > Condutor > Cadastro Positivo.

Ele permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas. Entre elas, por exemplo, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback.

As vantagens poderão ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.

Como usar a CNH Digital

STJ confirma exigência de exame toxicológico para renovação de CNH
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, também é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).

Para acessar as opções Habilitação, Veículos e Infrações, a autenticação do usuário deve atender a um dos critérios abaixo:

Renovação de CNH

Carteira de Trânsito para Celular (Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A renovação da CNH também pode ser feita de forma online pelos portais do Departamento Estadual de Trânsito, Poupatempo ou pelo aplicativo do Poupatempo digital. Neste caso, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Se a pessoa optar pelo processo presencial, é preciso fazer o agendamento no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

Os novos prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma diz que todas as habilitações vencidas nos meses de julho e agosto de 2021 deverão ser renovadas até 31 de agosto de 2022. Quem não regularizar o documento no prazo correto pode ser punido com sete pontos na carteira, além de ter de pagar uma multa no valor de R$ 293,47.

*Com informações do Detran-MG, Serpro, TechDoido, Agência Brasil e GovBr.