Mais um passo para a energia limpa e renovável foi anunciado nesta terça-feira (13) pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. O desenvolvimento da fusão nuclear para a produção de energia.
Dessa forma, podemos ter o tipo de energia sustentável mais limpa já criada pelos humanos em toda sua história. Pela primeira vez, cientistas americanos produziram mais energia a partir da fusão do que a energia do laser usada para alimentar o experimento.
A fusão nuclear é descrita como o “Santo Graal” da produção de energia. É o processo que alimenta o Sol, responsável pelo seu calor e sua luz, e outras estrelas.
Funciona juntando pares de átomos leves e forçando-os a ficarem juntos. Essa fusão libera muita energia.
É o oposto da fissão nuclear, onde os átomos pesados se separam. A fissão é a tecnologia utilizada atualmente nas usinas nucleares, mas o processo também produz uma grande quantidade de rejeitos que emitem radiação por muito tempo.
Esses resíduos podem ser perigosos e devem ser armazenados com segurança.
Na fusão nuclear ocorre o contrário: apenas pequenas quantidades de resíduos radioativos, de curta duração — e produz muito mais energia.
E o que é mais importante, o processo não produz emissões de gases de efeito estufa e, portanto, não contribui para as mudanças climáticas.
*Com informações do Departamento de Energia dos Estados Unidos, CNN e BBC.