O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019.
O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho equivalente a 98 campos de futebol.
O presidente chinês, Xi Jinping, realizou a inauguração do maior aeroporto do mundo, cuja construção começou em 2015. A abertura coincide com o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro. Na inauguração o aeroporto recebeu o primeiro voo da China Southern Airlines, realizado no maior avião do mundo, Airbus A380.
Daxing foi saudado pelas autoridades chinesas como “uma nova fonte poderosa de desenvolvimento nacional”, durante a cerimônia de inauguração.
O Beijing Daxing International Airport fica localizado em Pequim, capital da China, a 46 quilômetros ao sul da Praça da Paz Celestial, também conhecida como Praça Tiananmen, o novo aeroporto visa desafogar aeroporto internacional da capital chinesa e pode vir a receber 100 milhões de passageiros por ano. A previsão é que o novo aeroporto alcance sua capacidade total só em 2040.
O gigantesco aeroporto foi desenhado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana-britânica, a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (conhecido como o Nobel da arquitetura), Hadid faleceu em 2016.
O aeroporto esbanja fluidez e dinâmica, com curvas e diversas janelas pelo local, o sistema de iluminação do empreendimento é único, ele foi projetado para aproveitar a luz natural, e por isso conta com apenas 3 mil luzes instaladas, 17 mil a menos que o aeroporto da Capital de Pequim.
O terminal possui 700 mil m², com oito pistas de pouso e decolagem e cinco andares, sendo dois andares dedicados exclusivamente para embarque (divididos em nacional e internacional) e dois para desembarque, o último andar conta com plataforma de trem e metrô, justamente para compensar a distância de 58 quilômetros até o centro de Pequim, percurso que leva entorno 19 minutos ao preço de € 4.40.
Apesar do tamanho extraordinário, os portões de embarque ficam a 6 minutos andando a partir do raio-x. Além disso, o mais surpreendente de lá é o atendimento do terminal que é feito por robôs, que orientam os passageiros.
A construção foi apelidada de estrela do mar por conta da cor laranja da cobertura e de suas cinco compridas alas que convergem para um saguão central. O investimento total da obra gira em torno de 400 bilhões de yuans (cerca de 234 bilhões de reais).
Tanto as companhias aéreas estrangeiras como as nacionais têm planos de transferir as suas operações para o novo terminal. As empresas British Airways (Reino Unido), Cathay Pacific (Hong Kong) e Finnair (Finlândia) já anunciaram novas rotas para explorar o potencial do mais novo hub (centro de distribuição de voos) da China.
O Daxing Airport Express do metrô de Pequim conecta o aeroporto à área urbana de Pequim e começou a operar em 26 de setembro de 2019.
A linha liga a estação Caoqiao na linha 10 ao aeroporto. Inicialmente, apenas o segmento Caoqiao-para-aeroporto foi aberto, com uma extensão do norte para o Distrito Comercial de Lize programada para começar a construção no segundo semestre de 2019 e terminar em 2021. Uma extensão do sul da linha, também conhecida como Xiong’an para O Daxing Airport Express [zh] (ou Linha R1 do Xiong’an Rail Transit), do aeroporto de Daxing à estação ferroviária de Xiong’an West também começará a ser construído em 2019.
No planejamento de longo prazo do metrô de Pequim, a linha 20 (linha R4) do metrô de Beijing está prevista para terminar no novo aeroporto.