CEO da Jaguar Land Rover fala das dificuldades da empresa

A esperança da Jaguar Land Rover é reduzir problemas a partir da mudança para carros mais simples, apresentando por tanto menos problemas. "Estamos reduzindo a complexidade de nossos veículos de forma massiva. O resultado será que menos coisas darão errado porque o processo não será tão complexo", disse Gerry McGovern, diretor de criação da marca.
Publicado em Automóveis dia 31/05/2021 por Alan Corrêa

Segundo pesquisa do ranking da J.D Power, Jaguar Land Rover é tida entre os consumidores estadunidenses como uma das piores marcas no que diz respeito à qualidade dos veículos. Por conta da sua má reputação a empresa estima-se perca de 100 mil vendas anuais.

Os veículos Jaguar Land Rover estão sendo vistos como pouco confiáveis, além de apresentarem problemas de qualidade em comparação com os concorrentes. O recém-nomeado CEO do grupo Jaguar Land Rover, Thierry Bollore, em entrevista com a Automotive News, deixou claro que a insatisfação dos clientes é muito prejudicial para a fabricante, causando um desperdício de muitas oportunidades (e dinheiro).

O executivo, que foi CEO da Renault, reconhece que a insatisfação dos clientes é realmente prejudicial e que as oportunidades perdidas são enormes. A entrevista foi publicada pela Automotive News.

Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover
Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover

Thierry Bollore calcula que a empresa perca por ano 100 mil vendas por falta de credibilidade. A empresa britânica já tem fama de qualidade ruim há anos, os problemas de qualidade da Jaguar Land Rover vêm desde quando a Ford era proprietária da empresa, entre 2000 e 2008.

O fato é que até hoje os proprietários de veículos da marca não estão entre os mais satisfeitos do mercado. Em um ranking de confiabilidade de veículos divulgado em meados de fevereiro deste ano pela JD Power, uma empresa americana de análise de dados e inteligência do consumidor, a Jaguar Land Rover ocupa a última posição. Diante desta situação, as vendas da marca caíram 24% em 2020.

A pesquisa de confiabilidade, que avalia o volume de problemas relatados pelos proprietários originais dos veículos três anos após a compra, foi realizada com 33 marcas diferentes, medindo o número de problemas por 100 veículos experimentados durante os últimos 12 meses. São analisados 177 problemas específicos e, portanto, quanto mais baixo o índice, mais confiável é o automóvel. A Land Rover aparece na última posição com 244 pontos.

Ranking da J.D Power
Ranking da J.D Power

Em primeiro lugar como a marcas mais confiáveis no mercado norte-americano, de acordo com a pesquisa feita em 2020 pela JD Power é a Lexus com 81 pontos.

A esperança da Jaguar Land Rover é reduzir problemas a partir da mudança para carros mais simples, apresentando por tanto menos problemas. “Estamos reduzindo a complexidade de nossos veículos de forma massiva. O resultado será que menos coisas darão errado porque o processo não será tão complexo”, disse Gerry McGovern, diretor de criação da marca.

Com menor número de peças nas unidades motrizes, menor é a chance de um defeito mecânico, por isso a Jaguar e Land Rover planejam vender apenas modelos elétricos a partir de 2025 e 2030, respectivamente.

Visto que o Jaguar E-Pace foi o SUV premium mais bem classificado pelo estudo JD Power, que se baseia em problemas durante os primeiros 90 dias de propriedade.