Curitiba dá um passo importante em direção à eletrificação de sua frota de táxis com o lançamento de um projeto inovador pela Renault e Mobilize, marcas do Renault Group, em parceria com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Seis veículos do modelo Renault Zoe E-Tech 100% elétrico foram entregues a taxistas selecionados pela URBS para participarem do programa piloto.
O anúncio do projeto ocorreu durante o Smart City Expo Curitiba 2023, onde a URBS lançou um edital de chamamento para os taxistas interessados em aderir aos testes com táxis elétricos na cidade. Após a inscrição, seis motoristas foram sorteados para participar do programa, que terá duração de seis meses.
Os testes com táxis elétricos têm como objetivo estabelecer as bases para a eletrificação da frota de táxis de Curitiba, como parte das políticas públicas para combater as mudanças climáticas e zerar as emissões de carbono até 2050. Os passageiros pagarão a mesma tarifa praticada nos táxis convencionais da cidade. Os motoristas selecionados receberam treinamento fornecido pela Mobilize, que abrangeu informações técnicas sobre o veículo, técnicas de condução e test-drive em trechos urbanos e rodovias.
“Com muita satisfação lançamos este projeto de taxi elétrico em Curitiba, que é a casa da Renault e da Mobilize no Brasil. Não tenho dúvidas que toda a expertise da Renault nos veículos 100% elétricos e da Mobilize nas soluções de mobilidade irão contribuir positivamente para a cidade”, destaca Ricardo Mendes, Head Mobilize Beyond Automotive no Brasil.
Os veículos elétricos foram adquiridos pela ABDI, com gestão da Mobilize Beyond Automotive, e alugados pelos taxistas por meio da plataforma Mobilize Share. Para facilitar o processo de recarga, dois carregadores Wallbox Comander 2S 22KW foram instalados pela Mobilize na Rodoferroviária de Curitiba, que servirá como ponto de apoio para o projeto. Durante o período de duração do estudo, os taxistas terão isenção de 100% do valor das recargas, isenção de taxas de outorga e dispensa de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).
“O município dá mais um passo para substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte. Estamos testando ônibus elétricos e agora avançamos com a frota de táxi da cidade. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos darão uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”, afirma Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS.
Segundo Igor Calvet, presidente da ABDI, a agência vem desenvolvendo projetos de eletrificação e compartilhamento veicular há três anos, e a iniciativa dos táxis elétricos confirma o compromisso da ABDI em reduzir o uso de combustíveis fósseis e apostar na eletricidade como fonte de energia para a mobilidade urbana.
“Nosso intuito é que este piloto, que conta com seis veículos, possa crescer nos próximos anos e a eletrificação se torne um vetor importante de desenvolvimento da cidade e das inovações. Estamos muito felizes de poder contribuir não só com a inovação como com novos modelos de negócios”.
*Com informações da Renault.