Carro com cambio automático ou manual qual o melhor e mais econômico?

Carros
7 meses atrás
Carro com cambio automático ou manual qual o melhor e mais econômico?

São várias as vantagens e desvantagens do cambio automático ou manual, cada tipo tem suas particularidades e as utilidades dependem do perfil de cada condutor, cada gosto varia de acordo com o motorista.

Carro automático

Por não precisar trocar de marcha, o automóvel que possui câmbio automático oferece maior conforto em congestionamentos, entretanto, em muitas vezes, a atenção em relação a manutenção precisa ser maior. Já o câmbio manual apresenta um gasto pouco menor de combustível, mas exige mais do condutor nas trocas de marchas. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento de ambas opções, o coordenador dos Centros Automotivos Porto Seguro, Cláudio Cardoso, dá dicas dos cuidados necessários ao levar o automóvel para conserto e manutenção.

O cuidado do câmbio automático deve ser maior? A atenção do nível de óleo de câmbio é essencial para o bom desempenho e também durabilidade da peça. A falta de cuidado pode resultar em falhas ou em danos maiores como quebra de alguns componentes. Nível baixo pode significar vazamentos, fique atento.

Custos e economia

Pesa no bolso ter um carro com câmbio automático? Depende, se as verificações quanto à sua utilização e manutenção forem respeitadas, o dono do carro não terá problemas. Contudo, se o condutor negligenciar esses cuidados, o custo de manutenção será significativo, iniciando, em média, a partir de R$ 4.000,00. Pensando na utilização do combustível, a opção automática, quando bem utilizada, consome quase que a mesma quantidade de combustível de um veículo manual.

Como saber quais cuidados deve-se ter com o câmbio de um automóvel? Todas as informações sobre o câmbio de um automóvel encontram-se no Manual do Proprietário, informa Cláudio. É ali que o motorista verifica com quantos quilômetros o carro deve ter para realizar a revisão e manutenção e para fazer uma possível substituição do lubrificante, por exemplo. Dessa forma, é essencial utilizar o material para consulta, evitando o risco de prejudicar a atuação da peça.

Diferenças

Além da manutenção do câmbio, que é diferente entre os modelos automáticos e manuais, existem outras diferenças na manutenção das demais peças do automóvel? Apesar de terem diferenças por conta do mecanismo, a atenção em relação a revisão e a manutenção do carro é igual para ambos. “Ambos devem ser tratados da mesma forma no momento da manutenção ou revisão”, afirma Cláudio. Outro ponto de atenção é o local onde seu carro passará pela manutenção. “É essencial levar seu veículo em oficinas especializadas, com profissionais qualificados, dessa forma o motorista garante um trabalho de qualidade e tranquilidade na condução”, finaliza.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?