Após dois encontros entre Carlo Ancelotti e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, na Espanha na semana passada, a decisão está tomada: Ancelotti será o próximo treinador da Seleção Brasileira a partir de 2024.
No entanto, devido a restrições contratuais, o italiano não poderá assinar nenhum contrato até janeiro, que marca os seis meses finais de seu vínculo com o Real Madrid. Apesar disso, a CBF acredita já ter garantias suficientes sobre o negócio. Uma delas é que Ancelotti indicará alguém na Europa para conduzir a transição na Seleção até sua chegada.
Esse profissional compartilhará responsabilidades com Ramon Menezes, que ficará encarregado de acompanhar os jogadores que atuam no Brasil.
A mídia especializada informou, o Real Madrid já está ciente de todos os detalhes. Tanto a entidade brasileira quanto o clube espanhol não farão qualquer tipo de anúncio oficial até janeiro. Até lá, as informações disponíveis serão restritas aos bastidores dessa negociação.
Ancelotti deve informar o Real Madrid em janeiro que não deseja exercer a cláusula de renovação contratual, conforme acordado previamente. Como resultado, o anúncio oficial da sua contratação pela Seleção Brasileira deve ocorrer apenas no início de 2024.
Há uma forte possibilidade de que o cargo de coordenador de seleções, anteriormente ocupado por Juninho Paulista, seja eliminado por duas razões. A primeira é devido à magnitude do treinador Carlo Ancelotti, o qual dispensa a necessidade desse cargo adicional. A segunda razão é o fato de o presidente da CBF já estar desempenhando efetivamente as funções desse papel. Durante uma reunião com os jogadores na Espanha, o presidente relatou que a reação positiva do grupo em relação à chegada de Ancelotti em 2024 foi unânime.
A Seleção Brasileira tem mais seis jogos das Eliminatórias para disputar ainda este ano. No próximo ano, a competição será retomada somente no segundo semestre, após a realização da Copa América, já com Ancelotti assumindo o cargo de treinador.
*Com informações do GE.