Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou o Programa Luz para Todos com o objetivo de garantir o fornecimento de energia elétrica para residentes da área rural, em especial nas regiões do Norte do país e áreas remotas da Amazônia Legal. Em uma cerimônia realizada na cidade de Parintins, no Amazonas, Lula ressaltou o compromisso do governo em cuidar da Amazônia, especialmente das pessoas que vivem na região.
Lula destacou a importância de proteger a Amazônia, não apenas como um santuário natural, mas também garantindo o bem-estar das comunidades locais. Ele enfatizou a necessidade de combater práticas como garimpo ilegal em terras públicas e exploração madeireira ilegal.

O Programa Luz para Todos tem como meta fornecer energia elétrica para até 500 mil famílias até 2026, seguindo diretrizes que visam combater a pobreza energética e valorizar a cultura dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Durante o evento, também foi inaugurada a interligação de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecida como Linhão de Tucuruí. Essa interligação faz parte do Programa Energias da Amazônia, que busca substituir termelétricas por fontes mais sustentáveis, contribuindo para a descarbonização da matriz energética na região.
O presidente Lula também assinou a ordem de serviço para as obras do Linhão Manaus-Boa Vista, que interligará Roraima ao SIN, encerrando o isolamento energético do estado. Essas ações visam reduzir significativamente a geração térmica e permitir o uso de fontes renováveis para abastecer a região.
Outro decreto assinado pelo presidente trata das possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países vizinhos, incluindo a recuperação da relação energética com a Venezuela, para que Roraima possa voltar a ser abastecida com energia do país vizinho. O objetivo é reduzir os gastos da Conta de Consumo de Combustível (CCC) e diminuir os custos para os consumidores de energia elétrica em todo o país.
Com essas iniciativas, o governo busca garantir o acesso à energia elétrica para todos os brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades na região amazônica e em outras áreas remotas do país. A Cúpula da Amazônia, que ocorrerá na próxima semana em Belém, reunirá os presidentes dos países amazônicos para discutir políticas conjuntas em prol da preservação e desenvolvimento sustentável da região.
*Com informações da Agência Brasil.
